marketing gastronômico

5 dicas de marketing gastronômico

Você provavelmente já ouviu falar em marketing, uma ferramenta indispensável para promover adequadamente sua agência. Em termos de marketing gastronômico, a estratégia está voltada para o mercado de alimentos. 

Um grande nicho em que uma forte curva ascendente de empregos está apenas começando a ser descoberta.

Todavia, uma sólida compreensão da teoria de gestão e marketing de restaurantes é necessária para ter sucesso em restaurantes. Ter prática no campo também é importante.

Para obter boas notas é necessário ter uma boa especialização em gestão de marketing e comunicação e um profundo conhecimento do setor de alimentos e suas possibilidades.

Estratégias de marketing gastronômico

É possível afirmar então que para o sucesso de um restaurante, é preciso ir além de um serviço com culinária excelente, é necessário ter um bom marketing também. 

Então, criamos este artigo como um guia das 5 melhores dicas práticas para o marketing gastronômico. Boa leitura!

  1. Participe de eventos locais

Seu restaurante precisa ser visto e sua comida deve ser servida para que os clientes entendam a relação custo-benefício de entrar em suas instalações.

Por isso, é tão importante participar de eventos locais que sejam diretamente relevantes para o público-alvo da sua empresa (persona).

Nesses pontos, você pode criar um pequeno cardápio que vende pratos (aperitivos, entradas e sobremesas) combinados ou individualmente.

Nessa ocasião, a estratégia de vendas deve também ter uma análise do tempo médio de entrega de outros locais.

Portanto, pesquise eventos em sua área para ver quais se relacionam com o tipo de alimento com o qual você trabalha.

Por exemplo, se você está organizando um seminário ou feira para estudantes do melhor curso de gestão financeira do bairro e consegue disponibilizar serviços completos de café da manhã, é uma ótima maneira de se destacar e marcar presença.

  1. Use a segmentação geográfica para atrair novos clientes

Certifique-se de que seu restaurante existe no aplicativo de comida principal. Confirme a localização e reivindique a propriedade. Essa estratégia ajuda a atrair clientes.

Dessa forma, seja pessoalmente ou por delivery, você pode ter bons clientes e continuar sendo lucrativo como resultado.

Fique atento à identidade visual e descrição no cardápio digital. Além disso, certifique-se de que as fotos sejam as melhores, pois com a distância, a imagem tem um grande impacto.

  1. Detalhe seus anúncios

Ainda sobre a identidade visual, seu restaurante deve ter um folder com as informações mais relevantes para sua marca, como:

  • Cores da marca;
  • Logo ou marca d’água;
  • Missão;
  • Imagens;
  • Valores, etc.

Após definido, essas informações devem ser utilizadas em todas as comunicações. Seja minucioso e certifique-se de que tudo corresponda à mensagem que seu restaurante deseja transmitir.

Por exemplo, algo que deve ser mudado constantemente é o menu. Menus sujos e muito longos são inaceitáveis ​​nas mãos dos clientes.

Dependendo do seu público, considere conectar menus digitais ou dar aos garçons um aplicativo para tablet ou telefone para substituir comandos antigos.

Uma opção que está ganhando visibilidade dos comerciantes é o QR Code na mesa. Isso porque, o cliente apenas aponta o celular para a mesa do local onde o código está e já consegue ver todas as opções disponíveis no restaurante. 

  1. O bom relacionamento com o cliente é o foco.

Atender bem os clientes não é a distinção da sua agência, é o trabalho do seu funcionário. Sem atendimento, não há público, não há demanda e, portanto, não existe lucro.

Essa corrente precisa ser clara para sua equipe, e não como uma forma de estresse ou constrangimento, mas uma motivação para trabalhar melhor.

Atender os clientes e construir bons relacionamentos com eles é um processo de marketing online e offline.

Caso precise melhorar o modo de falar com sua equipe, procure profissionais especializados em um curso de gestão de pessoas online ou áreas correlatas.

  1. Integre o marketing digital de alimentos em suas lojas físicas

Anunciar promoções e divulgar seus valores nas redes sociais são ótimas ferramentas para atrair mais clientes. Mas é preciso sempre lembrar que seus consumidores devem encontrar o que você promete em seu restaurante.

Ou seja, se em seu perfil online, os pratos vieram com um tipo de decoração ou finalização, é importante que quando o cliente o receber em mãos, tenha o mesmo prato. 

Qual a importância da gestão financeira na área da gastronomia?

Ter uma boa gestão financeira significa assumir o controle do seu restaurante e proporcionar mais usabilidade para campanhas de marketing.

Entenda a saúde e as finanças do seu negócio e saiba como diagnosticar possíveis falhas ou fontes de obstáculos futuros.

Por exemplo, um restaurante com uma equipe de finanças bem estabelecida – com profissionais formados em curso de gestão financeira online (ou presencial), consegue gerar receita efetiva e pode planejar o futuro.

Dando um passo adiante, é possível entender quanto dinheiro está entrando no negócio, quanto sobra, de onde vem e para onde vai – um dos debates mais relevantes para os negócios. 

Além disso, mantê-lo organizado e atualizado garante que sua empresa colha todos os benefícios de uma gestão simplificada, assim como iniciar a organização de todas as entradas e saídas de custos – aprendido em um curso de gestão financeira ead.

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