Anunciar os serviços de pet shop é fundamental para que o negócio consiga se destacar, afinal, esse tipo de empreendimento está inserido em um mercado extremamente competitivo.
O Brasil é um dos países que mais consomem produtos e serviços oferecidos pelos pet shops, e isso acontece porque as pessoas valorizam muito a companhia de seus animais e querem mantê-los sempre bem cuidados.
Os bichinhos de estimação precisam de muito carinho e muitos, para não dizer todos, são considerados como verdadeiros membros da família. Esse pensamento fez com que os Pet Shop se popularizassem, e hoje em dia oferecem serviços variados.
O mercado está cada vez mais concorrido, e é fundamental se destacar para que seja possível criar um relacionamento positivo com os clientes e fidelizá-los. A internet trouxe novas possibilidades nesse sentido.
São estratégias que ajudam o negócio a se posicionar e a crescer no nicho em que atua, mas para alcançar o sucesso, é fundamental conhecer todas as ações que podem ser realizadas.
Pensando nisso, este artigo vai explicar a importância do marketing para o pet shop e mostrar algumas estratégias que vão ajudar a divulgá-lo.
Importância do marketing para o pet shop
Investir em marketing para pet shop é muito importante para que o negócio possa crescer. São ações que trazem mais inteligência para o estabelecimento e contribuem para a prospecção de consumidores.
Com o auxílio de algumas ferramentas, fica mais fácil fazer pesquisas de mercado e analisar tendências, além disso, é possível definir as características do público-alvo e da persona da marca.
Por exemplo, no caso de um centro veterinário nefrologista, ao saber quem são as pessoas que procuram seus serviços, fica mais fácil escolher os produtos e atender às diferentes necessidades que os consumidores apresentam.
São atitudes que criam um ciclo positivo que se inicia com a entrada de novos clientes, melhorias no atendimento, ampliação nos serviços oferecidos e crescimento do negócio como um todo.
Mas além de compreender a importância do marketing para pet shop, também é fundamental compreender as características desse nicho. Isso porque existem alguns aspectos que precisam ser considerados antes da abordagem publicitária.
Um dos pontos que mais se destacam é a importância do animal para as famílias, visto que os cuidados com o bichinho de estimação não se resumem apenas ao banho, mas também a outros cuidados, como:
- Cortar as unhas;
- Tosa;
- Alimentação;
- Medicamentos;
- Lazer.
São elementos fundamentais que garantem o bem-estar dos pets, e no mercado de cuidados com animais, os estabelecimentos lidam com 2 clientes, sendo o dono e o animal em si.
A mesma situação se aplica a um centro veterinário especializado em exame de raspagem de pele cachorro. Assim sendo, as estratégias de marketing precisam alinhar os benefícios, como conforto e praticidade, a preços atrativos para os donos.
Os produtos precisam ser de qualidade, bem como atendimento adequado e comodidade durante todo o relacionamento com o cliente.
O mercado em questão cresce constantemente, e cabe aos empreendedores saberem aproveitar as oportunidades para melhorar a performance da loja. Além do mais, existe uma grande quantidade de serviços que garantem a saúde do animal.
Eles também melhoram seus aspectos estéticos, entre outras necessidades que os profissionais da área conhecem bem. Por conta disso, é fundamental saber usar o marketing para potencializar as alternativas e melhorar o desempenho no setor.
Como anunciar o Pet Shop?
Para fazer com que o estabelecimento se torne mais conhecido pelo público, divulgando seus produtos e serviços, existem diversas estratégias de marketing que vão anunciá-lo. São elas:
1. Fazer parcerias
Fazer parcerias é uma excelente alternativa para conseguir resultados significativos com as estratégias de marketing, existem várias opções que podem ser trabalhadas.
Uma clínica de ecocardiograma cachorro, por exemplo, pode fazer Lives no Instagram para explicar aos participantes a importância desse exame.
Da mesma forma, um pet shop pode fazer transmissões ao vivo para conversar com pessoas e apresentar marcas que vão gerar autoridade no nicho, oferecendo um serviço complementar para o público.
O estabelecimento pode trocar conhecimentos e colaborar com os clientes, respondendo suas dúvidas.
Também vale muito a pena fazer parcerias com influenciadores digitais que vão ajudar a divulgar a empresa, lembrando que essas pessoas precisam ter uma quantidade razoável de seguidores para que o pet shop se torne conhecido.
2. Enviar cupons de desconto
O estabelecimento pode oferecer cupons de desconto para divulgar sua marca e atrair indivíduos pouco ativos ou que nunca contrataram seus serviços.
Mas para fazer isso, é fundamental saber quem são os clientes em potencial e enviar promoções que sejam realmente interessantes para eles.
Uma clínica de exame 4dx cachorro precisa caprichar no atendimento para encantar o consumidor, criar personalização e demonstrar para o público que o estabelecimento se preocupa em oferecer sempre o que há de melhor.
Essa ação trará resultados mais expressivos e aumentar a carteira de clientes, além disso, conta com informações e dados que asseguram as ofertas que são realmente interessantes para o perfil do consumidor.
3. Marcar presença nas redes sociais
As redes sociais são plataformas com um incrível potencial e podem trazer resultados incríveis para o pet shop. O estabelecimento pode usar os stories do Instagram para engajar o público e mostrar como é o dia a dia dentro dele.
O Facebook também é uma excelente ferramenta para se comunicar com clientes e potenciais clientes, bem como disponibilizar um catálogo.
É uma plataforma indicada para distribuir bons conteúdos e transmitir informações importantes sobre os cuidados com o pet.
Ao longo do tempo, um veterinário para aves consegue fortalecer o relacionamento com a persona, usando canais simples e fáceis. Além do mais, é difícil encontrar alguém que não utilize pelo menos uma dessas plataformas.
4. Criar um blog institucional
O pet shop é um tipo de estabelecimento que deve investir em marketing de conta para orientar as pessoas sobre cuidados importantes com os animais, como escolher os alimentos, a periodicidade de banho e tosa, e assim por diante.
O melhor canal para veicular esses conteúdos é o blog e ele vai servir para esclarecer dúvidas, apresentar produtos e serviços, conduzir o público dentro da jornada de compra e destacar os diferenciais da marca.
Mas para que esses materiais cheguem até os leads, é muito importante adotar estratégias de otimização, conhecidas como SEO. Elas são muito úteis para melhorar o ranqueamento nos motores de busca e ajudam os clientes a encontrar a empresa.
5. Investir em e-mail marketing
Uma das ferramentas importantes para distribuir conteúdo é o e-mail marketing, visto que ajuda a alcançar consumidores e ainda utiliza um recurso que não é invasivo para a rotina do público.
Fazer envelopamento de fiorino com o logotipo do pet vai ajudar a divulgação offline, mas ao criar fluxo de e-mails, o estabelecimento vai conduzir o leitor pelo funil de vendas até que ele compre seus produtos e serviços.
A marca pode usar algumas publicações de seu blog para conscientizar os clientes sobre a importância de alimentos naturais, convidar as pessoas para adquirir um pacote promocional, entre outras possibilidades.
6. Usar o Google Meu Negócio
O pet shop precisa estar no Google Meu Negócio porque ele ajuda os clientes a encontrarem estabelecimentos físicos que estejam próximos de sua localização.
Além disso, se alguém viu, por exemplo, um anúncio sobre hidratação para cachorro yorkshire, pode querer saber onde fica o estabelecimento, e por meio desse registro, fica mais fácil encontrar o endereço e até avaliações de outros clientes.
Criar um perfil no Google Meu Negócio é uma das melhores maneiras de aumentar a credibilidade do negócio e iniciar sua participação no ambiente digital.
Mas para que ele funcione como se deve, é indispensável preencher todas as informações, solicitar que os clientes participem de uma pesquisa de satisfação no Google e que eles falem um pouco sobre sua experiência de compra.
7. Produzir vídeos
Além de contratar uma empresa para entregar panfletos, vale muito a pena produzir vídeos para melhorar a interação do pet shopping com seus seguidores nas redes sociais.
Os vídeos são um formato interessante para mostrar os bastidores do estabelecimento e comprovar a competência dos profissionais para os donos dos animais.
É importante pedir autorização dos proprietários dos pets para mostrar o momento do banho e tosa, demonstrando o cuidado, carinho e profissionalismo da equipe.
Considerações finais
Existem muitas outras estratégias de marketing que ajudam a divulgar o pet shop nos canais online e offline, assim, o empreendedor leva seus produtos e serviços ao conhecimento de mais pessoas.
Além de aumentar sua credibilidade no mercado em que atua, o empreendedor consegue mostrar a competência do espaço e melhorar os lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.