Há diversos incômodos que podem surgir para uma pessoa, independentemente da idade, um dente quebrado pode fazer falta e, inclusive, trazer problemas mais sérios para a estrutura facial, alimentação e, por consequência, saúde como um todo.
As dentições são resistentes, afinal, elas são ossos e nascem para resistir a diversas adversidades, mas também podem sofrer com as consequências de pancadas ou falta de nutrientes que as tornam tão firmes.
Não somente traumas físicos, doenças periodontais também podem ser a causa para o enfraquecimento dentário e, assim, causando a potencialização da perda dentária ou fraturas nas dentições, das quais podem ser socorridas em consultórios ou hospitais odontológicos que atendem plano odontológico para mei.
Como o melhor remédio para diversas situações é justamente o conhecimento e a prevenção, conhecer o que pode ocasionar em fraturas nos dentes e como funciona o tratamento pode ser útil em emergências ou no cotidiano.
Quer saber mais sobre o que fazer caso quebre um dente? Continue lendo o conteúdo disponibilizado abaixo.
Por que os dentes quebram?
O primeiro ponto a ser compreendido sobre os dentes é que eles são resistentes. As dentições são por natureza extensões dos ossos faciais, o que os torna firmes e prontos para triturar alimentos e aguentar pancadas mais leves.
Contudo, como qualquer outro osso no corpo humano, os dentes também estão sujeitos ao enfraquecimento e outros danos que podem ser causados por traumas físicos ou falta de nutrientes.
Na verdade, as dentições são as primeiras a demonstrarem a fraqueza óssea, amolecendo ou caindo por completo, ficando sensíveis e quebradiços dependendo das condições causadoras dos problemas.
Assim como esclarecido por dentistas que atendem plano dentário empresarial, os dentes (e a saúde bucal em si) podem refletir as condições físicas de um indivíduo.
Algumas das principais causas para dentes quebrados incluem:
- Falta de cálcio;
- Traumas físicos;
- Consumo de alimentos muito duros;
- Osteoporose;
- Doenças periodontais.
O consumo de cálcio, fibras, proteínas e outras vitaminas podem fortalecer toda a estrutura óssea e muscular do ser humano. Nós dependemos do consumo de alimentos ou reforços vitamínicos que tornem a musculatura mais firme e também as dentições.
A falta de cálcio pode gerar enfraquecimento das estruturas ósseas faciais, isso inclui os dentes, dos quais podem ficar amolecidos e sensíveis, facilitando assim a fratura e perda das dentições, mesmo sem grandes traumas.
Aliás, os traumas físicos e dentes quebrados estão popularmente atrelados, acidentes acontecem e podem gerar consequências na saúde bucal.
Por isso, é importante conhecer como funciona o plano odontológico da empresa, assegurando que situações acidentais também são cobertas entre os tratamentos.
A osteoporose enfraquece toda a estrutura óssea humana, e não seria diferente em relação aos dentes. A queda precoce de dentições e fraturas dentárias podem estar ligadas à doença, da qual requer diagnóstico clínico formal.
As doenças periodontais enfraquecem as dentições, podendo gerar o amolecimento ou fratura dos mesmos.
Como funciona o tratamento para dente quebrado?
O diagnóstico para o motivo da fratura dentária é o primeiro passo mais lógico, mas não quer dizer que seja a medida emergencial mais adequada.
Situações como acidentes, pancadas ou, até mesmo, alimentos duros sendo consumidos que geram essa fratura requerem cuidado imediato. Muitos pronto-socorros odontológicos aceitam plano dental completo, logo assim que acontece é importante ir até o local e realizar os primeiros procedimentos e cuidados.
Para fraturas parciais da dentição, o dentista realiza um procedimento semelhante à obturação, limpando a região afetada e aplicada a famosa massinha que endurece e se torna parte do dente.
Contudo, em fraturas completas do dente, exames de imagem são obrigatórios para identificar a extensão da fratura. Então, o dentista recomendará a cirurgia para remoção total da dentição afetada.
De toda forma, é importante procurar um dentista para identificar a extensão do problema, o melhor tratamento e o pós-procedimento.
Por que é importante fazer o conserto desse dente com urgência?
Como recomendado por profissionais que atendem convenio odontológico para mei, não somente um problema estético, um dente quebrado pode afetar a qualidade de vida do indivíduo.
Os dentes são os responsáveis por triturar alimentos e tornar possível a melhor absorção de nutrientes, quando esse processo é realizado com dificuldade, a possibilidade de problemas no organismo aumentam.
Outro ponto a ser ressaltado é que a dor ao quebrar o dente pode ser insuportável e causar problemas a longo prazo, caso não seja analisada a dimensão.
A longo prazo, um dente fraturado pode gerar o acúmulo de alimentos, cáries e infecções fatais para o corpo.
Caso quebre um dente, procure ajuda odontológica imediatamente.
Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!