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Google: Como melhorar a sua posição?

Depois de criar um site, garantir que houve uma hospedagem segura e implementar a presença online, qualquer empresa que se preze gostaria de alavancar seus conteúdos no ranking de classificação do Google

Esse processo, chamado de otimização de mecanismo de busca (SEO, na sigla em inglês), é um elemento crucial para o gerenciamento de um site ou loja online de sucesso. 

Muitas coisas foram e continuam a ser ditas sobre essa estratégia de marketing, incluindo que é mais sorte do que habilidade ou que é um sistema no qual os sites que pagam mais recebem a melhor visibilidade nas buscas.

Nenhuma dessas afirmações é verdadeira, e, na realidade, é possível melhorar as classificações e o tráfego com várias dicas básicas. 

O que são os resultados orgânicos?

Quando alguém faz uma pesquisa no Google, são exibidos dois tipos de resultados: pagos e orgânicos.

Os resultados pagos são aqueles de sites que pagaram diretamente ao Google para que o site fosse exibido acima dos resultados orgânicos. 

Estudos mostram que, embora essa seja uma maneira de aumentar o tráfego para um site, os usuários do Google preferem clicar em resultados orgânicos.

Os orgânicos, por outro lado, não são pagos. Eles são determinados por uma variedade de fatores, incluindo:

  • Qualidade do conteúdo;
  • Design da página
  • Composição do texto;
  • Título e subtítulo;
  • Palavras-chave.

Portanto, o objetivo de implementar uma estratégia de SEO é aumentar o número de resultados orgânicos no Google. 

Dessa forma, as visitas ao site de uma empresa que faz reforma de escritório pequeno tendem a ser muito maiores porque estará ali fácil de ser acessado e nas primeiras posições. 

8 passos para melhorar a posição no Google

Os mecanismos de pesquisa como o Google usam algoritmos ou softwares digitais para examinar a web, seguindo links e visitando todos os sites acessíveis ao grande público. 

Eles, então, usam essas informações para construir índices que são consultados cada vez que um internauta faz uma busca no Google.

Assim que o usuário insere uma consulta, o mecanismo de pesquisa se refere a esses índices extensos, incorporando dezenas ou centenas de fatores diferentes em algoritmos de classificação complexos. 

Estes, por sua vez, determinam qual conteúdo exibir na página de resultados da pesquisa. O PageRank, algoritmo do Google, conta com mais de 200 métricas diferentes para determinar as classificações de pesquisa do buscador.

Essas centenas de métricas, que compõem o SEO, podem ser exploradas para melhorar a classificação de um site nas buscas do Google. 

Embora não seja possível passar por centenas de quesitos, há alguns que são essenciais para as empresas de homeopatia para alergia a gatos que produzem conteúdo, por exemplo.

1. Criando um mapa do site

Criar um mapa do site, ou sitemap, é uma das coisas mais básicas que uma marca pode fazer para melhorar as classificações de pesquisa no Google. 

Isso permitirá que os bots do Google indexem todo o site de maneira mais rápida e eficiente garantindo que nenhuma página esteja faltando. 

O ideal é enviar um arquivo em formato HTML contendo o sitemap da marca para o Google via Central de Pesquisa do buscador.

2. Informações necessárias

As empresas que fabricam refrigerador tipo industrial, por exemplo, precisam se certificar de fornecer as informações necessárias aos bots com um arquivo específico. 

É um recurso mais específico, mas quando se fala em termos de SEO, a programação do site é essencial e enviar isso aos robôs classificadores é uma boa alternativa.  

3. Sem duplicações

Uma maneira simples de se posicionar melhor no Google é excluir conteúdos duplicados. Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa odeiam a duplicação e é uma das maneiras mais fáceis de ver um site cair nas classificações de pesquisa do Google. 

Alguns donos de empresa, que trabalham com agitador liquido ou não, tentam burlar em sites páginas projetadas especificamente para isso, mas os algoritmos do Google já sabem identificar as fraudes e acabam penalizando quem faz isso.

4. Versões estáticas

Embora menos crucial do que no passado para as classificações, as versões estáticas das páginas de um site ainda são opções boas para ajudar. 

Isso porque o conteúdo estático é mais interpretado de forma mais fácil pelos bots e algoritmos dos mecanismos de pesquisa. O conteúdo dinâmico, incluindo infográficos e vídeos em plataformas estranhas, não costuma ser bem lido..

5. Links com palavras-chave

Algo que muitas empresas já estão fazendo, incluindo as que têm topografia de córnea computadorizada, é usar links permanentes para as páginas usando palavras-chave que tenham a ver com o negócio e com o que os usuários estão mais buscando. 

Isso resultará em melhores classificações de pesquisa do que links permanentes contendo números ou outras informações aleatórias. Uma boa regra é que quanto mais dados identificáveis a empresa puder fornecer aos algoritmos, melhor será a análise.

6. Atenção a links internos

Um site organizado com uma arquitetura transparente e clara de links internos terá classificações mais altas no Google. 

Isso significa exibir informações importantes na página inicial e garantir que conteúdos semelhantes sejam agrupados em páginas dedicadas. 

Um menu, por exemplo, torna mais fácil para os algoritmos do Google indexarem um site porque as páginas são fáceis de serem encontradas, facilitando a experiência do usuário.

7. Palavras-chave essenciais

As palavras-chave são essenciais para melhorar o SEO de qualquer site. Ao criar conteúdo baseado em texto, o ideal é usar palavras-chave que o público-alvo provavelmente pesquisará. 

Eles devem ser usados ​​em todo o texto, mas sem exageros e destacados preferencialmente no título do artigo e no link permanente. 

Os bots dos mecanismos de pesquisa não podem ler imagens ou texto. Se as postagens tiverem muitas fotos, vídeos ou capturas de tela de texto, é primordial adicionar as legendas e as descrições.

Além disso, as palavras-chave precisam estar relacionadas aos objetivos de negócio. Se o profissional de marketing ainda não sabe quais são as mais relevantes para a área de atuação da empresa, é necessário que faça uma varredura e encontre os termos certos. 

8. Referências ao site

Uma das principais maneiras pelas quais o Google e outros mecanismos de pesquisa classificam o conteúdo é pelo número de sites vinculados ao das empresas em questão. 

Se as páginas de um determinado serviço de suspensão automotiva forem mencionadas com frequência em outros sites, elas começarão a subir rapidamente nas classificações do Google. 

Mas não é tão fácil assim. Autoridade é uma das palavras mais usadas no mundo do SEO. Isso acontece porque não pode ser link de qualquer site. 

Para os algoritmos classificarem as referências como relevantes, os sites que referenciam uma marca precisam ser relevantes também e ter alguma autoridade naquele assunto. 

Quando há autoridade, os sites, tanto os que referenciar quanto os que receberam a menção, ganham mais autoridade ainda e sobem nas classificações. 

Considerações finais

Embora as dicas deste conteúdo, sem dúvida, ajudem a melhorar a classificação de um site no Google, há muito o que fazer sempre porque as mudanças neste ramo são constantes. 

Agências ou especialistas em SEO trabalham nesse campo há anos e podem dizer que sempre têm o que aprender quando o assunto é classificação de conteúdos no Google. Até porque os algoritmos vão sendo criados conforme a necessidade muda.

Ou seja, o comportamento das pessoas na internet muda. É por isso que os mecanismos de busca precisam se adaptar frequentemente a essa usabilidade. 

As empresas que querem crescer rápido por meio do SEO, como as de iluminação piscina projeto, precisam ter em mente que é muito difícil construir um site, com páginas e conteúdos, e subir nos rankings de forma significativa logo de cara.

O SEO, na realidade, é um processo de melhoria contínua e gradual e não é do dia para a noite que o sucesso virá, pelo menos não na maioria dos casos. 

Vale a pena ressaltar que, quando se trata de SEO, injetar dinheiro na estratégia só pode levar uma empresa até certo ponto. 

As estratégias de SEO, quando são bem implementadas por pessoas que realmente conhecem, ajudam a melhorar a empresa no ranking, até uma empresa de faxineira.

No entanto, a única forma de ter essa certeza de que as páginas vão subir no ranking é por meio de conteúdos de qualidade.

Sem isso, as melhores estratégias de SEO só ajudarão a escalar algumas posições, o que já é algo louvável para uma marca. 

Entretanto, é preciso unir alta qualidade de conteúdo, boas práticas de texto e experiência de usuário e, por último, estratégia de SEO só o levará até certo ponto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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