Todo mundo que está abrindo uma loja nova deve saber que a arquitetura do lugar deve ser bem pensada para que o lugar seja um espaço agradável e confortável para os clientes.
Porém, planejar a arquitetura de um espaço vai muito além de somente aplicar o que o empreendedor gosta, prefere e julga bonito ou estiloso.
O estabelecimento deve se adequar ao perfil do público, ou seja, a arquitetura da loja que vende cortina rolô para varanda deve ser projetada de acordo com o que os clientes gostam.
Quanto a isso, o artigo a seguir explicará mais detalhadamente o que é arquitetura comercial e também dará algumas dicas de arquitetura para um estabelecimento comercial.
O que é arquitetura comercial?
A arquitetura comercial é mais uma vertente da arquitetura que tem o foco de projetar espaços comerciais que se adequem ao que o público busca e precisa em uma loja que vende forno iglu de tijolinho, por exemplo.
Essa arquitetura é pensada para que mais clientes sejam atraídos para a empresa, que consequentemente acabará tendo mais vendas.
Ela pode ser aplicada em vários tipos de estabelecimentos, independentemente do segmento que ele atue, assim como em:
- Restaurantes;
- Mercados;
- Hotéis;
- Bares.
Para que o projeto seja bem desenvolvido, o responsável pelo seu andamento deve levar em conta na hora de fazer o planejamento a identidade visual do negócio e o público com que ele está tentando atingir.
Assim sendo, o planejador pode estabelecer a melhor disposição para os móveis, as cores que tornarão o espaço mais amplo, criativo ou aconchegante, a iluminação que dará mais vida ao lugar, entre muitas outras coisas.
Muitas pessoas não sabem, mas a arquitetura comercial não tem um foco apenas na criação de edifícios que são bem estruturados e com design seguro e moderno.
A área, como já mencionado, busca evidenciar cada um dos detalhes que ajudam a melhorar a experiência do cliente quando ele entra em uma loja que presta serviços de manutenção residencial, por exemplo.
Dicas de arquitetura para estabelecimentos
Para entender melhor como essa arquitetura comercial pode ser aplicada em um negócio, é possível acompanhar a série de dicas, que serão listadas a seguir:
- Pensar na localização da loja
O local onde a loja se encontra pode influenciar de muitas formas a estrutura arquitetônica de um empreendimento, seja positivamente ou negativamente.
Algumas lojas devem priorizar a segurança, enquanto outras devem pensar mais na iluminação. E tudo isso dependerá sempre de onde as lojas se encontrarão.
As lojas de shopping, por exemplo, tem necessidades diferentes das lojas de rua, por isso a localização deve ser algo bem pensado.
Além de ter a loja em um ponto bem movimentado, é ideal estudar tanto o lugar quanto a vizinhança dele, assim como a concorrência por perto.
- Fazer um planejamento de gastos
Todo empreendedor gostaria de ter a arquitetura de sua loja nas melhores condições possíveis de acordo com o que pede o mercado em que atua.
Entretanto, antes de fazer a cotação de valores é necessário estar por dentro da real situação financeira do negócio que emite um laudo técnico AVCB.
Ou seja, é necessário saber o quanto se pode gastar no projeto e fazer um planejamento financeiro mais seguro para que a arquitetura da loja seja feita de maneira eficiente.
- Definir quem é o público-alvo da loja
Antes de dar início a qualquer tipo de estratégia, até mesmo de um projeto arquitetônico, é extremamente importante saber para quem essa estratégia está sendo feita, nesse caso, quem é o público-alvo da loja.
Se uma loja atende, por exemplo, o público adulto, é impossível ela ter sucesso se contar como uma arquitetura mais infantilizada com muitos desenhos e brinquedos.
- Ter a ajuda de profissionais experientes na área
Ter a opinião e também a ajuda de arquitetos na hora de elaborar o projeto é ideal para quem está desenvolvendo a arquitetura de uma loja e deseja ter sucesso nessa ação.
Com a ajuda desse profissional, os projetos podem ser criados de acordo com as últimas tendências vistas pelo mercado de arquitetura.
Além disso, os espaços criados para a loja que busca impermeabilizar fachadas exteriores tendem a se tornar muito mais únicos.
- Fazer a otimização do espaço da loja
Saber fazer uma boa otimização dos espaços que a loja tem também é fundamental para que a arquitetura seja algo agradável.
Esses espaços devem ser bem divididos entre o balcão de atendimento, os corredores de produtos, as vitrines, os provadores e o estoque com produtos.
Para fazer isso é indispensável fazer uma avaliação sobre o que fazer para que os clientes se sintam à vontade no espaço da loja.
Portando setores como balcões e corredores, sobre os quais mais se deve pensar, pois são onde os clientes mais estarão na hora de fazer as suas compras.
É essencial que o cliente ao se sentir atraído por uma vitrine ou prateleira tenha a liberdade de circular pela loja com um espaço livre sem empecilhos no caminho.
Muitos clientes desistem de fazer compras quando entram em uma loja e ela parece estar bagunçada ou que tem coisas demais nos corredores.
Portanto, cada coisa deve ter o seu lugar para que o espaço seja o mais otimizado possível e facilite o acesso dos clientes aos produtos oferecidos como letra caixa luminosa.
- Pensar na arquitetura das vitrines e fachadas
Tanto as vitrines quanto as fachadas devem ser pensadas do ponto de vista arquitetônico para que o cliente tenha uma primeira impressão boa da loja que está passando em frente, por exemplo.
Para que ele queira conhecê-la, esses recursos devem ser bem pesados, bem planejados, ter belos layouts que combinem com a proposta da loja e manter a vitrine de placa de vidro para loja sempre limpa e com produtos atuais.
- Evitar o óbvio
Ter sempre a mesma arquitetura em uma loja de fast-food, por exemplo, pode representar muitas vezes falta de originalidade ou até ser vista como uma tentativa de copiar outras lojas de sucesso.
Portanto, as tendências de arquitetura do momento podem ser utilizadas, porém elas devem ficar somente nos detalhes e não ser o foco central de todo o projeto.
- Pensar na estrutura da loja
Ter uma vitrine que chame a atenção é ideal para que o consumidor se atraia pela loja, porém, uma loja que seja organizada, funcional e bonita também pode ajudar o cliente a tomar uma decisão final.
Todo mundo gosta de entrar em uma loja que conta com uma boa iluminação e que tenha prateleiras ou araras arrumadas e em bons estados de conservação.
Para isso, além de ter sempre os melhores produtos, a loja deve contar com uma estrutura de móveis de qualidade, além de bons acessórios que atendam às necessidades dos clientes de maneira eficiente.
- Se atentar a todos os detalhes
Quando se fala sobre arquitetura, é necessário observar que os detalhes mais simples são os que mais fazem a diferença em um ambiente que vende placa acm luminosa, por exemplo.
Ou seja, estar atento a pequenos detalhes como uma pintura de acordo com a identidade do negócio e uma iluminação que seja adequada para o ambiente pode ajudar muito.
Essa tarefa é essencial para que o ambiente criado seja agradável aos olhos do público, além de confortável de se estar durante o tempo de compras.
Vale relembrar que além de fazer o projeto e aplicar a arquitetura ideal para a loja é necessário garantir que o ambiente esteja sempre limpo e 100% organizado a todos momento.
Além disso, as reformas periódicas são sempre bem recomendadas para que o layout se mantenha atual e os demais de detalhes também de acordo com as tendências do momento.
Considerações finais
Como visto ao decorrer do artigo, a arquitetura comercial está sempre visando atrair e reter o máximo possível de clientes para uma loja.
Portanto, é essencial que a arquitetura da loja seja também pensada como uma das estratégias importantes do marketing de atração e de conquista de clientes.
Na hora de fazer essa mudança arquitetônica na loja é necessário avaliar questões como a identidade visual da marca, que, muitas vezes, não deve ser mudada.
Além disso, conhecer e avaliar bem o perfil do público-alvo pode ser uma ação que ajudará a hora de criar estratégias para a mudança da arquitetura do comércio.
A aplicação de uma arquitetura bem planejada tende a ajudar a empresa em vários aspectos diferentes levando o sucesso para o negócio, seja ele uma pequena empresa ou uma grande organização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.