Controle de custos financeiros são essenciais na vida pessoal e dentro de uma empresa, para que possa ser reservado dinheiro suficiente para as despesas mensais, assim como fazer previsões durante o ano, evitando problemas no futuro.

É um hábito bastante frequente, mas algumas pessoas acabam não dando a devida relevância para o assunto, e gastam muito mais do que recebem e acabam caindo no uso excessivo do cartão de crédito, por exemplo.
Nesse sentido, seja qual o segmento empresarial, é necessário realizar o controle das despesas, porque com ele as clínicas para dependentes químicos conseguem oferecer melhores serviços e profissionais competentes, que são caros, de uma forma geral.
O aspecto financeiro é um controlador saudável, que pode direcionar de forma clara a maneira como os recursos podem ser economizados, inclusive para que sobre uma quantia suficiente para aplicações, seja numa pequena poupança ou em grandes investimentos.
A importância no controle de gastos na empresa
A gestão de gastos serve para equilibrar a saúde financeira da empresa, reduzindo despesas desnecessárias e com a frequência desta prática é possível coletar dados importantes, que vão nortear a organização a proceder mais adequadamente.
Nesse aspecto, pode-se elencar quesitos importantes, seja qual for o método aplicado, para identificar se o negócio de tela para quadra de esporte está no caminho certo, e verificar quais modificações devem ser realizadas, caso não esteja rendendo adequadamente.
Sendo assim, em seguida, serão destacados aspectos importantes sobre o quanto o controle de despesas em uma empresa é cada vez mais relevante nos dias atuais. Eles são:
- Na administração do dinheiro;
- No acompanhamento do fluxo de caixa;
- No quanto deve ser investido na produção de produtos;
- Na forma como os recursos devem ser conduzidos;
- Na melhor distribuição de recursos;
- Na margem de lucro obtida;
- Nas despesas diárias ou mensais;
- Na estabilidade financeira interna;
- Na economia para despesas extraordinárias.
Nem sempre o empresário precisa terceirizar a gestão de despesas, mas é muito importante saber como ela funciona, para que a entidade tenha cuidado com desperdícios ou custos extras, seja na produção ou comercialização de produtos ou serviços.
A administração de gastos é fundamental, seja na identificação da forma como o dinheiro será utilizado em um curso de formação de CIPA, assim como conseguir a precificação correta das aulas, de acordo com o que o mercado oferece no momento.
Esse preço é fundamental, porque mantém o ponto de equilíbrio dos custos, principalmente nas pequenas empresas que estão iniciando as atividades e não possuem, ainda, uma grande estabilidade financeira.
Dessa forma, a educação financeira da companhia gera maiores lucros ao longo do tempo evitando desperdícios diários ou mensais, crescendo de forma saudável, sem que fique endividada ou no negativo, diante das instituições bancárias.
Tipos de custos encontrados nas empresas
É de suma importância que o gestor identifique as origens de gastos e eles podem ser fixos ou variáveis, sendo divididos nos seguintes tipos, informados abaixo:
- Custos de produção;
- Custos diretos;
- Custos indiretos;
- Custos fixos;
- Custos variáveis.
O primeiro engloba gastos com matéria-prima e mão-de-obra para produção, cabendo aos custos diretos os que estão relacionados com o produto, como a compra de equipamentos e confecção de embalagens.
Já os custos indiretos, ainda que ligados também aos custos de produção, envolvem mais a produção final e a gastos com logística, estoque de enchimento para torre de resfriamento e despesas com energia elétrica e água.
Os custos fixos não estão ligados à produtividade do negócio, mas são aqueles que permanecem fixos como aluguel, pagamento de tributos, salário dos funcionários, e eles são grandes. Portanto, precisam ser controlados adequadamente.
Os custos variáveis são os recursos que um laboratório precisa gastar e investir em recursos modernos na análise química qualitativa ou quantitativa e o próprio conceito por si só é autoexplicativo: eles variam o tempo todo e devem ser observados constantemente.
Portanto, no aspecto geral sobre o assunto de controle de custos, é crucial que os gestores empresariais adotem estratégias assertivas junto aos colaboradores, para que a organização cresça, produzindo e vendendo mais os produtos e serviços oferecidos.
A emissão de ltcat e laudo de insalubridade também exigem recursos financeiros, no sentido de adotar os melhores profissionais desta área, que devem seguir rigorosamente as instruções normativas, para evitar problemas no futuro.
Desse modo, ter um controle de custos é a melhor forma de centralizar as despesas em um único lugar, e pode ser feito por meio do sistema ERP, que realiza os cálculos com maior precisão e protege adequadamente as informações.
Uma empresa emitente de laudo de transferência mais próximo também conta com despesas fixas e variáveis, seja nos gastos com funcionários e nos instrumentos para realizar as vistorias em carros, para que estejam atualizadas frente a uma fiscalização.
Independentemente do segmento ou da área em que a empresa atua, o controle financeiro dos gastos é algo importante, para dar maior solidez ao aporte, diante de situações atípicas que podem acontecer.
Como ter controle de custos da empresa?
Para realizar um bom controle de custos não basta apenas somar todas as despesas da empresa. Ele passa por etapas fundamentais e estratégicas, que direcionam a tomada de decisões, tais como:
- Definindo o melhor preço de venda dos produtos;
- Identificando o ponto de desequilíbrio entre entrada e saída financeira;
- Organizando as finanças;
- Considerando valores a receber;
- Negociando com fornecedores;
- Preparando-se para imprevistos;
- Fazendo monitoramento contínuo dos gastos.
A precificação dos produtos e serviços é indispensável para controlar os custos, e o melhor preço pode ser indicado por uma pesquisa de mercado dos que estão sendo oferecidos pelos concorrentes, para manter a competitividade.
O valor final proposto para o cliente deve ser suficiente para cobrir custos de produção, despesas internas e alcançar uma margem de lucro maior, sem que ocorram prejuízos.
Sendo assim, o faturamento do despachante, para recuperar CNH cassada não pode ser baixo, se ele quiser manter o pagamento de todas as despesas em dia, sem que seja preciso recorrer a empréstimos, por exemplo.
O ponto de equilíbrio (PE) entre a entrada e saída financeira é um indicador muito importante, porque identifica o volume de vendas de produtos ou serviços, e cria um alerta para que a empresa possa entender se está operando corretamente ou não.
Esse indicador mostra se o negócio está gerando receita suficiente e, para o cálculo do ponto de equilíbrio utiliza-se a fórmula: PE = Custo fixo / (Receita – Custo Variável) x 100 ou PE = Custos e despesas fixas / Margem de contribuição x 100.
Como abordado anteriormente, é de suma importância que a empresa saiba quais são os custos fixos e variáveis, para não ficar no vermelho, organizando as finanças para quitar uma dívida no prazo estipulado.
Quanto ao fluxo de caixa, os valores a serem recebidos como cheques pré-datados, duplicatas a vencer e parcelas do cartão de crédito devem ser considerados, para que possam ser destinados a outros investimentos, fazendo o capital interno girar.
Uma das formas de diminuir as despesas é negociando com fornecedores, obtendo preços menores, para que possam ser repassados aos clientes. Isso faz com que o preço final fique mais barato, atraindo muito mais o consumidor, com mais retorno financeiro.
O mercado é volátil e apresenta situações complicadas que afetam a lucratividade. Por isso, a empresa deve se preparar para imprevistos, sempre reservando valores para uma emergência, que sempre pode ocorrer.
Essa reserva não deve ficar parada. O ideal é aplicá-la em algum investimento que possa ser utilizado às pressas, mesmo que seja para investir mais no negócio, caso seja necessário, para impulsioná-lo mais adequadamente.
Dotar um software de gestão, permite o monitoramento constante dos custos valores que entram e saem em tempo real e ele deve ser atualizado constantemente com informações as mais recentes possíveis.
Considerações finais
O controle de despesas em uma empresa é essencial para identificar desperdícios que podem ocorrer na aquisição de matéria-prima utilizadas em produtos, por exemplo, como também na economia de dinheiro para novos investimentos, girando o capital interno.
Nesse sentido, os gestores precisam aplicar estratégias adequadas, com o apoio e colaboração dos funcionários, para que o negócio caminhe melhor e traga maiores recursos financeiros ao longo do tempo.
A organização se beneficia e os clientes também, pois podem contar com preços mais adequados e condizentes com o mercado, sem que procurem pela concorrência, abandonando a empresa.
Controlar os gastos é tópico de grande interesse e jamais deve ser negligenciado, se a empresa quiser ter maior tempo de funcionamento e alavancar as estradas dos recursos financeiros, mantendo-se ativa e estabilizada, sem correr o risco de cair no vermelho.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.