Quem aí não gosta de algumas dicas para passar as férias? Pois bem, se você é do time que adora viajar, chegou ao artigo certo, pois vamos dar algumas sugestões de lugares para se visitar no Pará.
O Pará é um dos lugares mais lindos do Brasil, sendo que ele é o maior estado do país em extensão, ficando apenas atrás do Amazonas. Essa região tem uma das maiores representatividade cultural e natural do Norte do Brasil.
Se essa região está em um dos seus destinos de viagens pelo país, saiba que terá uma das melhores experiências, tanto regionais, quanto gastronômicas, por lá as atrações são únicas.
Na região os pratos são bem diferenciados e típicos da região, assim você pode passar pela experiência completa do local, lá você vai poder apreciar pratos como caruru, pato no tucupi, maniçoba, tacacá, entre muitos outros. Há também as danças típicas do local: carimbó, tecnobrega, calypso, marujada, etc.
Você ainda pode ter a oportunidade de aprender como fazer caldo de pinto, essa receita também é muito conhecida entre os paraenses e faz o maior sucesso por lá.
Todas essas atrações regionais vão fazer com que você e sua família ou amigos não queiram mais ir embora do estado. O Pará é conhecido pelo povo muito receptivo, então pode ser certeza que não será mais recepcionado, pois lá é um povo alegre e cheio de histórias para contar.
No Pará, é onde fica localizado o Parque Nacional da Amazônia, onde protejo uma grande e densa faixa da Floresta Amazônica, no parque é possível encontrar várias espécies de vida selvagem.
Todos os anos uma extensa parte dela é alagada, tornando o acesso a áreas mais distantes um pouco mais difícil, podendo ser feito apenas de barco. E bem perto da desembocadura do Rio Amazonas, está a capital do Pará, Belém. Ela é bastante conhecida pelo comércio Ver-o-Peso e também pela arquitetura colonial.
O Pará conta com 144 municípios com 14,65% do território brasileiro, o Estado tem 4,08% do total da população do país, com aproximadamente 8,51 milhões de habitantes.
E para quem não sabe o Estado do Pará tem uma das maiores capacidades em gerar energia hidrelétrica do país. Ainda tem uma cultura paraense definida religiosamente e também por indígenas.
Outro ponto interessante sobre o estado do Pará, é por serem conhecidos como a terra do açaí, lá também é a região onde se consome a fruta da maneira mais pura totalmente como estamos habituados, em São Paulo, por exemplo. Além disso, os paraenses têm o costume de comer a fruta com comida salgada, como, por exemplo, farinha e peixe frito.
Como podemos ver acima, o Pará é um estado com muitas tradições e bem diversificado. Veremos abaixo alguns dos melhores destinos para conhecer do estado.
Belém
Em primeiro lugar, não poderíamos deixar de falar da capital de Belém, a capital é polo de tudo de melhor que traz representatividade do Pará. A cidade ao mesmo tempo que é cosmopolita e moderna, ela também não perdeu a essência e traços do casario colonial ainda dos tempos da indústria da borracha, época em que herdou grandes influências europeias.
Há muitos anos Belém deixou de ser somente a porta de entrada para a nossa Amazônia, a diversidade de programas turísticos que podemos encontrar pela região é bem grande.
Locais como Mercado Ver-o-Peso, lindas áreas verdes do Mangal das Garças, há também os complexos de cultura, de Espaço São José Liberto e Feliz Lusitânia, esses locais abrigam espaços culturais, museus, galerias em locais incríveis que você ainda pode contar com uma vista linda da Baía do Guajará.
Santarém
Santarém é o 3°maior município do Pará, o local já foi a aldeia dos índios tapajós e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados de lá. Por mais que a cidade tenha se desenvolvido e crescido bastante, ela ainda não perdeu as suas tradições da região.
Se você quer encontrar comida e ingredientes regionais, o Mercadão 2000 está repleto dos mais variados temperos e também, peixes, frutas e comida tradicional. Já nos restaurantes, o que não vai faltar são pratos com os ingredientes principais da região, como o jambu, tucupi e piracuí.
Saindo do Terminal Fluvial Turístico, com seus vários quiosques artesanais com itens feitos em palha trançada, pode-se encontrar muitos passeios onde é possível ver o encontro das águas Tapajós e Amazonas. E nesse mesmo passeio você também pode ter a ilustre presença de botos cor-de-rosa e cinzas.
Não podemos deixar de ressaltar os mais de 100 km de muitas praias de água doce, tudo isso com direito a cachoeiras, ilhas, igarapés e lagos.
Alter do Chão
Essa é um incrível aldeia de pescadores, que só é possível ver durante alguns meses do ano. A aldeia é um dos pontos mais interessantes de Santarém, esse local ficou conhecido internacionalmente por ser chamada de “Caribe Amazônico”, fica localizada às margens do Rio Tapajós e praias de água doce.
É possível ver as praias no período entre agosto e novembro, conhecido como vazante do rio, nesta época o balneário se torna muito disputado. Lá você pode admirar uma paisagem de areia branca com águas cor cor azul-turquesa e morna.
Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!