decoração

O que fazer para economizar no processo de decoração de sua casa?

O processo de decoração é uma arte, e até mesmo um dom de embelezar, enfeitar e adornar um ambiente, seja ele de trabalho ou na própria residência, para deixá-lo mais bonito e harmonioso. Portanto, decorar também é um gesto de amor.

A decoração é mais do que embelezar ou agregar valor estético em uma casa, mas também funciona como facilitadora nas atividades rotineiras dos moradores, garantindo praticidade, inclusive para quem trabalha no sistema home office.

Nesse caso, a pessoa que leva um projeto de muro de alvenaria para casa, vai precisar de um ambiente prático e funcional.

Os objetos que fazem parte da decoração podem auxiliá-la a obter melhores ideias, pois o local pode agregar uma atmosfera mais agradável e tranquila, facilitando o trabalho.

Conheça os estilos de decoração

Existem vários tipos de decoração que podem ser usadas dentro de casa e elas devem ser escolhidas de acordo com a preferência do morador, para que ele possa se sentir acolhido e confortável no ambiente em que vive. São elas:

  • Retrô (remete ao passado, agregando uma atmosfera nostálgica);
  • Clássico (também inspirado no passado);
  • Moderno;
  • Rústico;
  • Oriental;
  • Vintage (mistura entre o tipo clássico e antigo);
  • Romântico.

O bem-estar e a qualidade de vida estão diretamente ligados com o tipo de espaço que as pessoas frequentam, incluindo os ambientes de trabalho, de estudo, de passeio e principalmente a própria casa.

O lar talvez seja o local mais importante, já que é o lugar onde o morador passa boa parte do dia e pode desfrutar de momentos de folga e de lazer, como um bom banho de piscina em dias ensolarados.

É por esse motivo que tanta gente cultiva um carinho especial pela própria residência com portinhola de alumínio 60×60, apostando na decoração bem pensada, compondo um ambiente com objetos antigos que trazem lembranças à sua memória.

Os benefícios da decoração de uma casa

Quando o ambiente é decorado com praticidade e o morador escolhe os objetos que mais lhe agrada, esse embelezamento traz diversos benefícios. Alguns deles, são:

1. Gera sensações positivas

Cada adorno que compõe o estilo ou o tema de uma casa transmite uma sensação específica no morador, como a cor do ladrilho hidraulico area externa.

As diferentes tonalidades de cores são muito utilizadas para criar um astral mais atraente na casa, porque elas geram sentimentos positivos e também negativos. Tudo vai depender da maneira como elas são aplicadas e combinadas.

Através delas, é possível potencializar sentimentos e até transmitir valores. O vermelho, por exemplo, transmite poder, força e energia, já o azul potencializa a lealdade, a fé e a confiança, trazendo tranquilidade para o ambiente.

Quando se utiliza o tom laranja na decoração, ela transmite maior senso de humor e equilíbrio, dando um tom de extravagância dentro da casa com portão basculante manual.

Se o morador optar pelo amarelo, ele pretende transmitir mensagens de otimismo e alegria. Porém, essa cor também relaxa e mantém o foco nas atividades a serem realizadas dentro de casa.

Já o tom rosa demonstra charme, delicadeza, ternura e felicidade, que são sentimentos importantes que devem ser plantados no coração do morador ou dos visitantes, porque estar em um local assim faz com que as pessoas se sintam mais felizes.

O varal de teto independente pode ser na cor branca, combinando com as cores da parede da lavanderia, por exemplo, ou ser utilizado harmoniosamente na sala de estar, pois revela um ambiente cercado de simplicidade e paz.

Enfim, seja qual for a cor escolhida, elas com certeza descrevem a personalidade do morador, e as tendências da moda sempre devem ser acompanhadas, mesmo que por curiosidade, porque o gosto é sempre pessoal e de cada um.

2. Proporciona conforto

Uma boa decoração engloba o conforto visual e mental. Portanto, trabalhar com elementos que ofereçam essa sensação é o caminho certo para se obter mais qualidade de vida.

Um layout funcional na casa é essencial para o dia a dia dos moradores, para que ele possa ser agradável para receber amigos e para trabalhar, sem preocupações.

As luzes amarelas, por exemplo, criam uma atmosfera lúdica e podem ser usadas nos quartos das crianças, proporcionando conforto no aprendizado.

3. Valoriza as boas memórias

A casa é também um refúgio de lembranças e um espaço onde os bons momentos são compartilhados.

É muito comum ver na decoração dos cômodos objetos e elementos que estejam relacionados com a memória dos moradores, como quadros e fotografias antigas, ou um livro que acompanha a família por gerações.

Esses objetos reportam um período específico, valorizando as boas memórias que no fundo são motivos de orgulho, como o casamento dos pais ou o nascimento do primeiro filho, por exemplo. É um tipo de decoração afetiva.

4. Transmite personalidade

A decoração também representa aquilo em que a pessoa acredita. Os objetos pessoais, como itens raros e artigos especiais acabam por transmitir um pouco da personalidade de cada morador.

Isso mostra que ele trata o lugar com carinho, sabendo como aproveitá-lo, e também que ele valoriza as suas crenças, contando em cada objeto a trajetória de sua vida, afetando positivamente na qualidade de vida.

5. Diminui o estresse

Atualmente, a busca por elementos funcionais para a casa aumenta cada vez mais, por causa da rotina corrida e estressante de quem trabalha com corte a laser aço carbono.

Os móveis planejados são desenvolvidos com medidas especiais para cada ambiente da casa, pois eles otimizam o espaço e trazem praticidade, agilizando as tarefas do dia a dia.

Um móvel planejado possibilita o armazenamento de todos os pertences, como também pode se adaptar ao estilo de decoração escolhido na residência. Isso é essencial para obter uma casa mais harmônica e bonita.

Dicas para economizar na decoração

No início de uma decoração, a vontade é de sair comprando de tudo. Porém, para obter melhor resultados nas compras, economizando dinheiro para outras despesas, seguem algumas dicas essenciais para decorar a casa, pagando menos:

  • Determine o tema da decoração;
  • Planeje antecipadamente e compare os preços;
  • Não use papéis de parede, pois tintas são mais baratas;
  • Use plantas naturais que podem ser doadas em instituições governamentais;
  • Garimpe objetos em bazares;
  • Reaproveite objetos já existentes na casa.

Essas dicas são muito funcionais e excelentes para a decoração da casa, e podem ser seguidas quando for realizada uma reforma, por exemplo, por um pedreiro de confiança que utilize compressor parafuso Schulz em seus trabalhos.

Em uma reforma a decoração é muito importante, porque ela que que vai definir o ambiente da casa, onde cada cantinho pode ser decorado com base nos gostos pessoais do morador.

A decoração estabelecida em uma reforma traz conforto físico e psíquico para os seres humanos, pois eles podem usufruir de um espaço de forma muito mais abrangente e utilitária.

Possuir um projeto de reforma decorando o interior de forma coerente e adequada aos moradores pode trazer a identificação do grau de pertencimento deste espaço. Sentir-se, portanto, pertencente a um local, é muito importante para a psique do morador.

Os valores estéticos que uma reforma proporciona por meio da decoração é uma promessa de felicidade dentro do lar, pois ela embeleza o ambiente, desde uma mesa de café harmoniosa até o local onde a bateria para empilhadeiras vai ser guardada.

Quem pretende decorar a casa, em primeiro lugar precisa garimpar os preços dos objetos, para que o gasto seja menor e alguns locais onde eles podem ser encontrados, são:

  • Lojas de móveis;
  • Feiras de objetos antigos;
  • Sites de decoração;
  • Brechós;
  • Casas em demolição;
  • Organizações governamentais;
  • Bazares beneficentes;
  • Antiquários.

Para decorar com itens antigos, que foram comprados ou encontrados dentro de casa em uma reforma e que podem ser utilizados, algumas ideias são: um armário antigo pode ser uma peça central na sala de estar e espelhos antigos dão um toque especial no quarto.

Assim como uma caixa de madeira velha pode se transformar em prateleira, uma mesinha de ferro antiga pode se tornar um suporte para plantas e vasos antigos ficam perfeitos no jardim decorado com pedras.

Considerações finais

Uma decoração harmoniosa e coerente na casa faz com que seus moradores se sintam confortáveis, com uma sensação de bem estar e pertencimento.

A decoração acarreta muitos benefícios físicos e mentais para o ser humano, podendo ser no ambiente de trabalho também, pois é nele que o indivíduo passa um bom número de horas.

O importante é que a decoração seja baseada no gosto pessoal de cada um, onde ela vai projetar a personalidade do morador, como também transmitir mensagens específicas de acordo com os objetos e cores utilizadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou? Acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.