Você já observou que é necessário ter dinheiro para adquirir as coisas? Parou para pensar que todas essas coisas possuem valores? Por isso, precisamos conhecer como fazer a educação financeira para as crianças.
O seu filho ou filha vive pedindo dinheiro, mas ele não tem a menor noção do preço dos brinquedos e outros objetos? E quando lhes dá dinheiro, eles passam a torrar tudo? Maravilha, porque esse texto é para você.
Na verdade, as crianças da atualidade são mais bombardeadas do que antigamente, pensados pelas publicidades nos anos 80, realmente ganhavam-se dois ou até mesmo três brinquedos por ano, e hoje, elas querem um novo toda semana.
Então, é natural que ele queira tudo que vê pela frente e que não saiba quanto tempo leva para ganhar aquele dinheiro que quer gastar num minuto, se não disser isso para ele, então as crianças serão ainda mais estimuladas a querer tudo o que é lançado.
Pensando nisso, é importante cultivar desde a infância a consciência e inteligência em relação às finanças, através da educação financeira infantil, ensinando o valor do dinheiro e como fazê-lo render mais.
Como ensinar as crianças sobre educação financeira?
O primeiro passo para começar a ensinar educação financeira é dar dinheiro para a criança, dependendo das condições e circunstâncias da família, mudando a periodicidade com a qual ela irá receber esse valor.
A confiança em oferecer um valor para a criança e deixar que ela cuide do dinheiro irá criar um senso de responsabilidade, pois doces e alguns brinquedos poderão ser adquiridos usando o que foi oferecido pelos pais.
Para incentivar a consciência em relação a como será gasto o dinheiro, os pais podem explicar com paciência e tato que para comprar determinado brinquedo, o valor oferecido deverá ser acumulado por algumas semanas ou meses.
Os pais também poderão investir em um curso de gestão financeira ead, e com esses conhecimentos adquiridos, então, é possível ter um avanço dentro da educação financeira infantil, é necessário muita técnica e paciência.
Por que é importante ensinar educação financeira na escola?
A educação financeira pode ser promovida nas escolas e é necessário aprender desde cedo a usar, planejar e a tomar decisões que nos ajudam a lidar melhor com nossas questões cotidianas, assim como é fundamental ter uma boa gestão comercial ead.
A vida de toda a família é afetada, de forma positiva ou negativamente, pelas decisões financeiras de todos os seus integrantes. Então, quando não é planejado e economizado, nem sempre conseguimos realizar o que queremos.
Com um pouco de planejamento, será possível ter sucesso nas escolhas, investindo em bens e formações, como um curso comunicação e oratoria.
Por entender que esse conhecimento em relação ao planejamento e cuidado com o dinheiro deve ser ensinado desde cedo, criar programas de educação financeira nas escolas é uma forma de assegurar que isso seja ensinado corretamente.
Vale lembrar que é necessário ter essa educação financeira em todos os lugares, tanto na escola, quanto em casa e no futuro serviço.
Em qualquer lugar que a criança for, por exemplo, em um hospital é importante o pai apresentar ela que ali também existe uma boa gestão hospitalar. Com isso, ela ficará ciente e passará a ver as coisas de uma maneira diferente.
Quais jogos posso utilizar para educação financeira infantil?
Algumas instituições financeiras ou bancos têm alguns tipos de jogos educativos, tanto gratuitos quanto pagos e são confiáveis, podendo ser online ou físicos e, às vezes, ajudam durante a educação financeira infantil, como:
- Monopoly (jogo de tabuleiro);
- Banco imobiliário;
- Dia da mesada (turma da mônica);
- Blu by bs2 (jogo online).
Esses jogos possuem o objetivo de ajudar as crianças a lidarem cada vez melhor com o seu dinheiro.
Outro consenso entre profissionais da pedagogia e psicologia infantil, é que crianças aprendem brincando. Assim, jogos que lidam com dinheiro fictício e permitem que haja essa interação com valores e propriedades podem ser formas de ensinar através da diversão.
Assim como ensinado no curso app marketing, todos aprendemos a lidar com determinadas situações e condições através de experiências que nos marcam, aprender jogando pode ser produtivo e auxiliar a criar responsabilidades.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.