Uma cozinha organizada é uma cozinha eficiente. Em serviços de alimentação comercial, onde o tempo para servir determina muito sobre a satisfação do cliente, manter a cozinha bem organizada é vital. Além da eficiência, uma cozinha organizada também é fácil de manter, limpar e gerenciar.
Quando se trata de organização, as prateleiras desempenham um papel crucial. A implementação e o uso de soluções de prateleiras adequadas é uma maneira fácil de manter o espaço da sua cozinha organizado. No entanto, as prateleiras certas são sempre a chave.
Você deve considerar os seguintes pontos para escolher as melhores prateleiras de aço para sua cozinha comercial.
Pontos para considerar na hora de escolher as melhores prateleiras de aço
Material
Quando se trata de prateleiras de aço, o aço inoxidável é sempre o material de escolha. O aço inoxidável é uma liga de ferro com propriedades resistentes à corrosão e manchas. A presença de elementos como cromo, molibdênio e níquel no aço de alta qualidade o torna altamente resiliente. Os ingredientes, bem como suas porcentagens, variam em diferentes tipos de aço inoxidável.
Além de ser resistente à corrosão, o aço inoxidável é fácil de limpar e manter, o que o torna ideal para uso em restaurantes onde a higiene é uma preocupação significativa. A aparência resistente e elegante é outro grande benefício dos utilitários de cozinha de aço inoxidável. Agora você sabe por que a maioria dos equipamentos de cozinha do restaurante, desde a unidade de refrigeração até as pias, são tipicamente feitos de aço inoxidável.
No entanto, todo o aço inoxidável não é o mesmo. Dependendo dos outros elementos misturados com ferro para produzir aço, as propriedades da liga diferem consideravelmente.
Ventilado ou Sólido
O estilo da prateleira é outro fator a considerar. Os dois estilos de prateleiras populares nas indústrias são: ventilados e sólidos. Embora um seja frequentemente preferido em detrimento do outro para fins específicos, ambos os tipos vêm com seus prós e contras.
Prateleiras ventiladas
Essas unidades vêm com prateleiras de tubos ou arames que promovem a circulação de ar e funcionam muito bem para secar utensílios e pratos. O padrão ventilado é frequentemente preferido para armazenar itens perecíveis, pois oferece melhor circulação de ar. O menor peso contribui para uma fácil instalação, carga e descarga. O lado negativo é que são mais difíceis de limpar. O derramamento é outro problema. Se algo armazenado no rack derramar ou vazar, ele será espalhado no chão ou em outros itens abaixo dele.
Prateleiras Sólidas
Ele vem com um rack sólido, é fácil de manter e limpar. Qualquer derramamento é mantido dentro da estrutura, facilitando a limpeza. Itens de qualquer tamanho podem ser armazenados nas prateleiras sólidas, pois não há risco de nada escorregar. O problema é que essas concessionárias não têm espaço para circulação de ar, o que pode levar à degradação da qualidade dos perecíveis. Também não é apropriado para armazenar pratos e utensílios recém lavados.
A maioria das cozinhas comerciais utiliza ambas as variedades para diferentes fins. Você deve considerar seu propósito e decidir escolher de acordo com suas necessidades.
Padrão de prateleiras
As prateleiras comerciais normalmente estão disponíveis em modelos móveis e estacionários. Alguns modelos vêm justamente na estrutura a ser instalada, ou com todas as peças no mesmo kit, enquanto para algumas unidades pode ser necessário comprar os diferentes componentes individualmente. A segunda variedade oferece muita flexibilidade, e pode-se adicionar pernas com rodízios ou pernas com pés de disco para usá-los como uma unidade móvel ou estacionária, conforme suas necessidades exclusivas.
Os modelos estacionários não podem ser movidos, o que pode dificultar um pouco a carga e descarga, e você precisa decidir sua localização ao projetar o layout da cozinha. Eles podem ser melhor utilizados para armazenamento a longo prazo de equipamentos de catering de bancada ou outros itens. As unidades móveis dão mais flexibilidade na hora de carregar e descarregar, mas precisam ser manuseadas com cuidado para evitar qualquer chance de acidentes.
Tipo de estante
É crucial decidir qual tipo de estante se encaixa melhor em suas necessidades. Alguns dos tipos populares usados em indústrias incluem:
Prateleiras de parede
Estes são ideais para pequenos espaços e podem ser instalados à mão conforme a necessidade. Você pode organizar facilmente uma pequena sala com estantes de parede adequadas e manter as coisas organizadas. Você pode instalar essas unidades perto dos cooktops a gás para manter a concha, pinças e colheres bem organizadas e de fácil acesso. O problema com o tipo de parede é que eles são completamente estacionários. Como estes são montados na parede, pode haver algumas restrições de tamanho e peso também.
Prateleiras superiores
Estas unidades são para montagem em cima de bancadas. Eles vêm com pés flangeados para garantir uma aderência sólida na base e estão disponíveis nas versões de camada única e camada dupla. Estes são ótimos para usar o espaço vertical no almoxarifado sem gastar área de piso. As prateleiras superiores podem ser usadas para uma ampla gama de finalidades, desde o armazenamento dos utensílios até vegetais crus e suprimentos, use-o conforme sua necessidade.
Prateleiras inferiores
As prateleiras inferiores são projetadas para utilizar o espaço sob uma mesa ou bancada de aço inoxidável . Você pode usar essas prateleiras para armazenar produtos, utensílios e outros itens. O único problema é que você precisa se curvar para pegar os itens dele. Portanto, em vez de manter coisas menores que você precisa com frequência, elas são mais aptas para armazenar produtos crus e itens a granel necessários com menos frequência.
Além do acima, pode haver diferentes tipos de estantes especiais, como estantes de segurança, estantes de vinho, etc. Você deve escolher um estilo específico ou optar por uma combinação dos diferentes tipos para melhor servir ao seu propósito.
Capacidade de peso
A capacidade de peso é outra especificação importante a considerar. Muitas vezes, há um limite de peso recomendado para uma determinada estante. Mais ao ponto, adicionar rodízios aos racks pode comprometer consideravelmente a capacidade de carga. Prateleiras resistentes são capazes de suportar mais peso. Por isso, antes de comprar, confira a capacidade de peso do aparelho.
Se você não tiver certeza sobre qual solução de prateleiras atenderá melhor às suas necessidades, consulte seu fornecedor comercial de equipamentos industriais para obter mais detalhes.
Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!