tecnológicas

Inovações tecnológicas para serem o seu negócio em 2023

As Inovações tecnológicas trazem oportunidades para os negócios que souberem unir sustentabilidade e estratégia, por isso trouxemos uma lista com as principais tendências para 2023.

Seja qual for o atual desafio de sua empresa, é necessário olhar para o cenário de forma estratégica e encarar a tecnologia como fundamental.

É preciso saber quando e onde as tendências tecnológicas terão um impacto em potencial, alerta David Groombridge, vice-presidente e analista da Gartner. 

Sua empresa mostra que 94% dos CEOs querem manter ou acelerar a transformação digital impulsionada pela pandemia.

A estratégia é analisar as tecnologias mais relevantes e saber que nem todas precisam ser implementadas simultaneamente.

As principais tendências tecnológicas para 2023

Sua empresa de crédito para servidor da marinha, por exemplo, deve saber que o relatório da Gartner se apoia em três frentes para pensar o futuro.

Espera-se que as empresas sejam capazes de otimizar a resiliência, operações ou confiança, que escalem soluções verticais na entrega de produtos e que tenham pioneirismo no envolvimento do cliente, respostas aceleradas ou oportunidades.

  1. Metaverso

A expectativa é que até 2027, mais de 40% das grandes organizações mundiais usarão uma combinação de Web3, computação espacial e gêmeos digitais em projetos baseados no metaverso com o objetivo de aumentar a receita.

A tecnologia também impacta o futuro do trabalho, porque as organizações estão desenvolvendo formas de proporcionar mais engajamento, colaboração e conexão com seus colaboradores por meio de espaços de trabalho virtuais.

Sua empresa de levantamento topográfico com drone, por exemplo, pode investir em experiências no metaverso, chamadas de intraversos.

  1. Imunidade digital

Segundo a Gartner, até 2025, as instituições que investirem na imunidade digital e tecnológica vão reduzir o período de inatividade do sistema em até 80%, se traduzindo em uma receita maior.

  1. Inteligência artificial adaptável

Estes sistemas treinam continuamente os modelos e aprendem em ambientes de tempo de execução e desenvolvimento baseados em novos dados para adaptar rapidamente às mudanças no mundo real que não estavam previstas ou disponíveis no desenvolvimento.

A inteligência artificial será parte do cotidiano das pessoas. O objetivo é que cada vez mais os atendimentos e interações sejam automatizados.

A experiência mantém-se humana e focada no usuário, mas haverá uma IA que gerenciará os processos e entregará soluções rápidas. Nesse sentido, os chatbots já se tornaram uma das tecnologias mais usadas por empresas. Estão presentes no: 

  • Atendimento de chats;
  • Redes sociais;
  • E-commerces;
  • Lojas varejistas.

Nos atendimentos por telefone ou necessidades que envolvam a automação da voz, a solução tecnológica é o voicebot.

Nele, uma voz simula um atendimento humano e direciona os clientes para o setor no qual ele deseja atendimento, e pode ser usada para finalidades como vendas, acordos, entre outros.

Essas tecnologias vêm em conjunto com relatórios e informações que auxiliam na tomada de decisões. Porém, mais automação para sua empresa de painel wall externo, por exemplo, tornará os processos mais inteligentes alavancando os negócios.

  1. Ferramentas de cibersegurança

Verificação de privacidade, biometria e assinaturas digitais são alguns dos mecanismos cada vez mais solicitados. 

As empresas precisarão se adaptar às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para tratar dados pessoais de clientes, colaboradores e fornecedores.

Isso porque com a inovação tecnológica muitas pessoas má intencionadas usam esses dados sensiveis para se passar por outra pessoa.

  1. ESG na tecnologia

A agenda ambiental, social e de governança (ESG) tem a tecnologia como um grande aliado. A inovação consegue diminuir o consumo de energia, a pegada de carbono, melhorar o ambiente de trabalho e oferece um controle maior na gestão.

Os investimentos em tecnologia na sua empresa de laudo de iluminancia, por exemplo, são essenciais para que esteja conectado com os propósitos ESG.

  1. Gestão de confiança, risco e segurança de inteligência artificial 

Outra meta é que até 2026, as organizações que operacionalizam a confiança, a transparência e a segurança da IA verão seus modelos alcançarem uma melhoria de 50% nos resultados em termos de metas de negócio, adoção e aceitação do usuário.

Porém, muitas empresas não estão bem preparadas para gerenciar os riscos da Inteligência Artificial. Segundo a Gartner, 41% das instituições sofreram uma violação de privacidade de IA ou um incidente de segurança.

A mesma pesquisa aponta que as organizações que gerenciam ativamente o risco, a privacidade e a segurança da IA, como uma empresa de topografia e agrimensura, por exemplo, contam com melhores resultados em seus projetos de Inteligência Artificial.

  1. Plataformas de nuvem

A Gartner prevê que até 2027, mais de 50% das empresas usarão plataformas de Nuvem no setor para acelerar suas iniciativas de negócios.

  1. Superapps 

Eles juntam os recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema único de software. Os superapps possuem seu próprio conjunto de funcionalidades e fornecem um ambiente ideal para terceiros desenvolverem e publicarem seus próprios miniaplicativos.

A Gartner prevê que até 2027, mais de 50% da população global serão usuários ativos de vários superapps diariamente.

  1. Soluções sem fio

Ainda que nenhuma tecnologia domine, as empresas usarão um espectro de soluções sem fio para atender a todos os ambientes, como o wi-fi no escritório, serviços para dispositivos móveis, baixo consumo de energia e conectividade de rádio. Assim sendo uma das inovações tecnológica.

A previsão é de até 2025, 60% das empresas, como uma empresa de consultoria ambiental, por exemplo, usarão 5 ou mais soluções sem fio simultaneamente.

  1. Engenharia de plataforma 

A engenharia de plataforma tem como objetivo tecnológico otimizar a experiência do desenvolvedor e acelerar a entrega de valor aos clientes pelas equipes de produto.

A previsão é que 80% das empresas de engenharia de software estabelecerão equipes de plataformas até 2026 e 75% delas contarão com portais de autoatendimento para desenvolvedores.

  1. Observabilidade aplicada 

Esse conceito funciona a partir dos dados fornecidos por uma organização, utilizado IA para analisar e fazer recomendações, permitindo que uma empresa tome decisões futuras de forma mais rápida e precisa.

A observabilidade aplicada, quando usada sistematicamente, pode reduzir a latência de resposta e otimizar as operações de negócios em tempo real em sua empresa de treinamento nr13, por exemplo. 

  1. Tecnologia sustentável

Todas as tendências tecnológicas estratégicas para 2023 são influenciadas pela sustentabilidade.

Uma pesquisa recente da Gartner mostrou que os CEOs perceberam que as mudanças sociais e ambientais são uma das 3 prioridades para os investidores, depois de receita e lucro.

Isso quer dizer que os executivos devem investir mais em soluções inovadores projetadas para atender à demanda ESG para o cumprimento de metas.

  1. Privacidade de Dados

Como falamos, as corporações precisam se alinhar à LGPD, por isso a segurança da informação deverá se tornar uma prioridade, principalmente pelos vazamentos de dados ocorridos no último ano.

Os usuários estarão mais atentos para o compartilhamento de suas informações e exigem que tudo seja feito de acordo com a lei.

Softwares que trabalham com grandes volumes de informações pessoais e outros dados, precisarão investir fortemente em um plano para evitar o possível vazamento de dados.

Uma empresa ordem de serviços nr 1, por exemplo, deve alocar seu orçamento para uma estratégia que traga uma forte segurança.

  1. Plataformas de solução em 360º  

Os negócios usarão plataformas omnichannel que operam em 360º para acelerar o ritmo de crescimento, aumentar o número de vendas e conectar pessoas e empresas.

O objetivo é que se possa integrar vários atendimentos em um único lugar, diminuir custos operacionais da empresa e oferecer uma experiência ao cliente que resulte em fidelização.

Uma plataforma que atende as necessidades de qualquer setor, é a Nexus Omni Cloud, um software que conecta conversas de forma simples e inteligente, tem um design intuitivo e fácil de operar.

Além disso, oferece diversos relatórios e conta com milhares de funcionalidades que agregam à rotina das empresas. Philip Kotler, o pai do marketing, já postulava em seu pensamento sobre marketing, que a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos. 

Invista em um atendimento ágil e de qualidade, com assertividade para as necessidades de quem procura seu negócio. Isso impacta na visão do mercado e de novos clientes.

  1. Cliente no centro das atenções

O Customer Centricity é uma tendência que começou a ser colocada em prática pelas organizações em 2022. 

O conceito deve ser cada vez mais implementado nas empresas, pois os clientes estão entendendo que suas necessidades devem ser atendidas como prioridade.

Sua empresa de ponte rolante industrial, por exemplo, deve analisar a jornada do consumidor para que erros fiquem no passado e para que ações de marketing sejam mais assertivas.

Os investimentos em departamentos relacionados com o cliente vão aumentar, havendo uma demanda por profissionais treinados e que tenham abordagens humanizadas.

Considerações finais de inovações tecnológicas

Neste ano, a tecnologia vai ser importante, mas também é fundamental olhar para a sustentabilidade. 

Após conferir as 15 tendências que trouxemos para você, sua empresa pode alinhar inovação tecnológica com objetivos estratégicos futuros, podendo gerar oportunidades de crescimento.

As organizações aceleraram sua transformação digital nos últimos anos, e se adaptaram às novas tecnologias e conceitos de inovação. O ano de 2023 promete trazer algumas tendências de 2022 e consolidar tudo que se relaciona com crescimento e resultado em inovação tecnológica.

As corporações devem estar atentas ao movimento e inovação tecnológica do mercado, acompanhando as novidades e não perdendo a competitividade saudável que incentiva o desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *