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Nicho Mercado: o que considerar quando for escolher por um?

Nicho de mercado representa uma parcela de consumidores que é pouco ou nada atendida, sendo uma grande oportunidade em um segmento de negócios mais amplo e competitivo.

Quando uma pessoa vai abrir um negócio, precisa definir qual é seu nicho de atuação ou descobri-lo ao longo da existência da empresa para que ela tenha sucesso. Mas essa descoberta representa um grande desafio para os empreendedores.

Quem está começando um negócio agora, procurar o nicho é um dos passos mais importantes para melhorar os investimentos e atrair os primeiros clientes. Com isso, a organização terá saúde financeira.

Mas quem já tem o próprio negócio e um pouco mais de experiência, além de um nicho de atuação, também precisa rever esse assunto em algum momento. Isso porque o mercado muda e cria novos nichos para que as companhias possam se expandir.

Não ter a capacidade de enxergar essas oportunidades pode impedir que o negócio cresça, com isso, também perde a oportunidade de novos ganhos.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é nicho de mercado, a importância de defini-lo e como fazer isso para alcançar o sucesso da marca.

Definição de nicho de mercado

Nicho, nesse sentido, trata-se de uma parcela de consumidores pouco atendida ou que não encontra uma solução adequada para suas necessidades, sendo uma oportunidade dentro de um ramo de negócios mais amplo e competitivo.

Um dos erros mais comuns é acreditar que nicho e segmentos são as mesmas coisas, e a confusão entre esses conceitos ocorre na hora de especificar um grupo.

Quando alguém pesquisa, por exemplo, sobre muda de pinheiro preço, vai encontrar empresas que atuam em um segmento específico que atende um grupo de consumidores com interesses e necessidades semelhantes.

Isso traz um recorte amplo do mercado, ao passo que o nicho é trabalhado em um grupo inexplorado e bem menor. Em outras palavras, o nicho é uma pequena parcela dentro de um segmento.

Uma loja de pinheiros atua nesse segmento, só que dentro dele existem vários outros segmentos menores, como pinheiro para jardins, para plantação em fazendas, para reflorestamento, entre outros.

Cada um desses segmentos possui um perfil de consumidor específico, com seus próprios anseios e necessidades. Dentro do segmento de pinheiros para jardins, cresceu um grupo de consumidores que estão procurando pinheiros para varanda.

São indivíduos que possuem necessidades diferentes da persona, mas que não conseguem resolver o que precisam com nenhuma outra empresa. Surge aqui uma grande oportunidade de expandir os negócios, ou seja, um nicho.

No entanto, qualquer empresa, como um fabricante de ribbon de cera 110×74, precisa descobrir um nicho em ascensão e criar um produto inovador para alcançar o sucesso.

Para isso, é necessário que o empreendedor conheça seu mercado a fundo, bem como as necessidades dos consumidores dentro dele.

Qual a importância de definir um nicho?

Quando o negócio entra no ramo mercadológico como uma marca generalista, oferecendo produtos para um segmento mais amplo, perde a oportunidade de se especializar.

Quando a marca é generalista, a comunicação consegue alcançar uma grande quantidade de pessoas, mas elas também são impactadas por dezenas de outras mensagens vindas de outras empresas.

Contudo, nenhuma delas apresenta uma proposta assertiva. Agora, quando o negócio se posiciona como especialista em um nicho, alcança menos pessoas, uma vez que seu foco é um problema específico.

Porém, essa comunicação é muito mais certeira, visto que a organização vai se comunicar diretamente com potenciais clientes que procuram uma solução para suas dores. Consequentemente, o negócio tem acesso às seguintes vantagens:

  • Plano de marketing efetivo;
  • Redução de concorrentes;
  • Preços vantajosos;
  • Maior facilidade para fechar parcerias.

Ao ter um nicho bem definido, fica mais fácil criar um plano de marketing eficiente e se comunicar diretamente com a persona.

Um nicho de mercado por definição, permite que uma empresa de tinta tampografia trabalhe com um grupo de consumidores carentes de serviços, dentro de um mercado pouco explorado.

Pelo fato de atuar nesse tipo de setor, será capaz de definir os valores do negócio e obter mais lucros, mesmo que a quantidade de vendas seja menor.

Portanto, ao conhecer o ramo de atuação, fica mais fácil diferenciar um bom parceiro de negócios e que traz bons resultados para a companhia, ao invés de trabalhar com aquele parceiro ruim que vai desperdiçar tempo e dinheiro.

Tendo isso em vista, definir o nicho de atuação é essencial para que os recursos investidos, tanto de tempo e dinheiro quanto de mão de obra, sejam transformados em reconhecimento público, aumentando as receitas e vendas.

De que forma definir o nicho de mercado?

Depois de compreender o que é e a importância de definir um nicho de mercado, é um momento de saber como fazer isso.

Para definir seu nicho, uma companhia de persiana para quarto horizontal seguiu algumas práticas, tais como:

Descobrir onde quer atuar

O mercado é muito amplo, por isso, oferece uma grande quantidade de possibilidades para desenvolver um empreendimento, principalmente quando se trata de negócios digitais.

No entanto, a única maneira de fazer o negócio prosperar, independentemente do tipo de empresa, é realmente ter gosto pelo trabalho realizado.

Muitos empreendedores falham porque apostam em um mercado que está em alta no momento, só que mais cedo ou mais tarde, vamos perceber um alto nível de cobrança e um grande volume de trabalho que acaba desmotivando quando falta paixão.

Isso quer dizer que a primeira coisa, antes mesmo de criar a empresa, é procurar uma oportunidade em uma área com a qual o empreendedor se identifica e gosta.

Identificar um problema

Uma loja de fita adesiva transparente atacado consegue crescer porque identificou um problema, mas só conseguiu fazer isso porque conhece o mercado em que atua de maneira profunda.

O empreendedor pode descobrir problemas que ainda não foram resolvidos, procurando informações em fóruns nas redes sociais ou até mesmo pesquisando palavras-chave relacionadas ao mercado em buscadores como Google.

É fundamental estar atento a dúvidas e feedbacks dos consumidores sobre o mercado, uma vez que elas rendem ideias que as grandes organizações deixam passar.

Avaliar os conhecimentos

Depois de definir o mercado e descobrir um problema dentro dele, é importante saber qual é o conhecimento do empreendedor para propor uma solução.

Para que uma corporação realmente seja especialista em um nicho específico, é fundamental dominar um ramo de negócio. Se ele não tiver conhecimento suficiente, precisa estudar até que tenha.

Um pet shop especializado em brinquedo para gato morder precisa viver aquilo que fala, por isso, deve testar as soluções no dia a dia para se certificar de que elas realmente são úteis para os consumidores.

Conhecer a demanda

Um nicho de mercado sempre parte de um problema real, e quando ele é resolvido, melhora significativamente a vida das pessoas. É justamente por isso que os consumidores procuram soluções e estão dispostos a pagar por elas.

O empreendedor pode descobrir a existência de uma demanda observando pesquisas que as pessoas realizam na internet ou por meio dos comentários nas redes sociais.

Outra maneira de fazer isso é entrevistar potenciais clientes sobre as intenções de compra, pois uma vez que ninguém se interessa por determinada solução, pode ser sinal de que o problema identificado não seja tão importante.

Analisar os concorrentes

Vender janela de vidro tipo cortina é interessante porque não existem muitas empresas que oferecem esse produto. Entrar em uma área com dezenas de marcas que querem resolver o mesmo problema não é interessante.

Essas situações mostram o quanto é essencial pesquisar a existência de outros concorrentes, visto que o ideal é que não exista uma concorrência numerosa dentro de um nicho de mercado.

Para que a escolha seja mais assertiva, é muito importante estar atento ao volume de competidores e as ferramentas que eles usam.

Se não existem muitos concorrentes, então existe um diferencial promissor que vale a pena investir, caso contrário, o ideal é procurar outro nicho.

Para facilitar ainda mais o processo, uma loja de piso concreto polido com resina procura entender algumas questões importantes.

O empreendedor deve entender por que deseja trabalhar em determinado ramo, se realmente conhece o problema que tenta resolver, qual é sua qualificação para resolvê-lo e se existem muitas pessoas sendo impactadas por esse problema.

Também é interessante saber os interesses das pessoas que sofrem com o problema, quais são suas dores e necessidades, o que os concorrentes oferecem e o diferencial que o negócio pretende oferecer.

Considerações finais

Definir um nicho de atuação é essencial para impactar pessoas que realmente estão dispostas a comprar determinado produto ou serviço e reduzir a quantidade de concorrentes.

Com as estratégias mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil fazer essa definição e alcançar o sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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