A endocardite é uma infecção nas válvulas do coração, geralmente essa condição se desenvolve a partir de uma bactéria ou fungo de outra parte do organismo, que migram para o coração pelo sistema sanguíneo, a doença pode ser causada de muitas formas como bactérias e fungos vindo de objetos ou até mesmo procedimentos dentários ou cirúrgicos.
Normalmente, esse “intruso” é destruído pelo sistema imunológico, mas o quadro pode evoluir para endocardite, principalmente em pessoas que já tem alguma condição, que afete a saúde do coração e especialmente das válvulas cardíacas. Os principais sintomas apresentados pela endocardite, é a sensação imensa de cansaço e a febre.
Endocardite possui uma relação grande com a saúde bucal, e qualquer descuido em algum procedimento, seja de higiene ou cirúrgico, as bactérias poderão ir até a corrente sanguínea e se alojarem no coração.
É extremamente importante manter a higienização bucal em dia e se atentar a qualquer tipo de sintomas.
Além da higienização bucal poder desenvolver uma endocardite, é possível que ela faça uma danificação na saúde bucal e em sua estética, mas para que isso não aconteça, existem alguns meios de tratamentos como por exemplo a utilização da faceta em resina.
Qual a relação entre a endocardite e a saúde bucal?
Hoje em dia, sabe-se que muitos pacientes que apresentam endocardite, eles também possuem periodontite, porque algumas bactérias encontradas no coração ou tem origem da inflamação gengival por isso é extremamente importante se cuidar, e prevenir a gengivite para evitar o problemas posteriores no coração que podem ser muito mais graves.
A gengivite nada mais é do que uma inflamação gengival, causada pela presença de placas bacterianas, ou seja, a nossa própria boca produz um biofilme dental que se adere à superfície do dente e é ela que precisa ser removida durante a higienização, para que não ocorra o desenvolvimento da gengivite.
O desenvolvimento da gengivite poderá trazer problemas para o coração, mas também irá prejudicar a saúde bucal, trazendo um amarelamento ao elemento dentário, e o paciente deverá iniciar o tratamento com o clareamento dental a laser.
Qualquer biofilme bacteriano que não é removido da forma correta, irá acabar inflamando a gengiva, causando a gengivite, e se ela não for bem tratada, poderá se desenvolver para periodontite, que é uma inflamação do suporte periodontal, ou seja, dos dentes.
Quando isso acontece, os dentes podem até ficar mole fazendo com que o paciente sofra a perda do elemento dental.
Qual a relação da gengivite com problema cardíaco?
O processo inflamatório da gengiva pode começar a ocasionar inflamações nas artérias do coração, principalmente nas artérias coronárias, sendo possível formar naquele local algumas placas de gordura, então, placa de gordura dentro de uma artéria do coração, isso significa diminuição do fluxo sanguíneo e formação de alguns coágulo no local.
Isso poderá favorecer o infarto do miocárdio, que é um músculo do coração.
Outra via de acesso que essas bactérias têm acesso ao coração, é através do sangramento da gengiva, essas bactérias caem na corrente sanguínea e podem chegar no coração e se instalarem na válvula cardíaca, que previamente pode ter tido algum problema, que é endocardite bacteriana.
Quem tem algum problema no coração, deve ter cuidado em dobro com a saúde da boca, Porque por meio da boca, pode começar a ter um foco maior da infecção para favorecer o infarto.
Vale ressaltar que quando o paciente não cuida de sua higienização bucal, ele também pode desenvolver um amarelamento em seus dentes, por conta do biofilme que não é removido, e com isso deve iniciar o tratamento do clareamento dental preço, para manter a sua estética e a sua saúde.
Quais são os sintomas da endocardite?
Para fazer o diagnóstico da doença, o paciente geralmente desenvolve alguns sintomas e os principais apresentados pela endocardite, são:
- Sensação de cansaço;
- Febre;
- Calafrio;
- Dor muscular e nas articulações;
- Tosse persistente;
- Dificuldade para respirar;
- Manchas vermelhas na pele.
Além desses sintomas existe o aumento na frequência cardíaca e sintomas parecido com insuficiência cardíaca, no caso de do cardíaco pode aparecer pequenas manchas chamadas de hemorragias em estilhaços sendo visível sobre as unhas ou a parte branca dos olhos.
Em questão à pouca, é importante ficar atento se houver algum tipo de sangramento na gengiva, ou se os dentes começarem a ficar mole, chegando nesse ponto, é possível fazer a identificação da gengivite ou da periodontite.
É extremamente importante ressaltar, que elas podem prejudicar a estética do dente, e o paciente poderá corrigir com a lente de contato dental.
Quais são as formas de tratamento da endocardite?
O tratamento da endocardite geralmente consiste no uso de antibióticos intravenosos e a duração desse tratamento dependerá da intensidade da doença e da resposta do organismo do paciente.
Em alguns casos mais graves, pode ser indicada a cirurgia cardíaca, para remoção das lesões.
Essa cirurgia é feita por meio de incisões no tórax, o que permite a entrada de uma câmara para fazer o reparo dos danos específicos no coração. É também necessário remover qualquer fonte de infecção do paciente que cicatrizou alguma infecção, quais podem ter sido a causa da endocardite
Como uma boa saúde bucal ajuda na prevenção da endocardite?
Para prevenir a endocardite, é importante manter sempre uma boa higiene bucal, e procurar ajuda médica sempre que notar alguma infecção ou problema de pele, principalmente em pessoas que já saibam ter doença nas válvulas do coração.
Pessoas que escovam os dentes menos de três vezes por dia, possuem 70% de chances para desenvolver algum tipo de cardiopatia, Esse é o motivo a mais para ter sempre a disciplina de escovar os dentes corretamente, manter sempre a saúde bucal em dia, isso é muito simples.
Além disso, como uma forma de prevenção, pessoas que possuem os dentes tortos, por vezes esses dentes atrapalham o momento de higienização, fazendo com que a escova não alcance certas extremidades do dente.
É importante que o paciente busque sobre o tratamento com aparelho de porcelana preço, para que seus dentes fiquem alinhados evitando qualquer acúmulo de bactéria.
Vale ressaltar que não vale escovar apenas os dentes, é necessário fazer a utilização do fio dental, só comente com escovação não é possível fazer arrumação de tudo que precisa ser removido, então, confidencial é possível higienizar e remover bactérias.