PDV

PDV: entenda o que é, e os benefícios para o seu negócio

PDV é o local físico onde as vendas acontecem, por isso, deve ser tratado como um ambiente estratégico para as estratégias de marketing. É onde a empresa recebe os clientes, mostra seus produtos e finaliza as vendas.

Por conta disso, representa uma chance valiosa de influenciar as tomadas de decisões dos consumidores e é fundamental saber trabalhar o ponto de vendas para alcançar os objetivos do negócio.

Dentro do PDV, os clientes conhecem um pouco mais sobre os produtos e serviços e a maneira como ele é trabalhado influencia a decisão de compra, assim sendo, é fundamental saber integrá-lo às estratégias de marketing e vendas.

Mas é importante saber que o PDV também pode ser uma loja online, loja física, estabelecimento próprio ou local compartilhado, como no caso de um shopping center que reúne diversas marcas.

Seu objetivo é fechar negócio com o cliente, mas requer algumas práticas estratégicas para atrair os consumidores, mostrar o valor das soluções e efetivar as vendas.

Pensando nisso, este artigo vai mostrar o conceito de PDV, qual é sua importância e quais são os benefícios para os negócios.

O que é PDV

PDV é uma sigla para ponto de vendas, que nada mais é do que um espaço físico ou digital onde as vendas acontecem. Dentre os principais exemplos estão:

  • Loja física;
  • Loja virtual;
  • Quiosques;
  • Marketplace;
  • Supermercados.

Nesses espaços, os produtos e serviços são mostrados para os clientes que vão escolher, comprar e finalizar o pagamento, seja no caixa da loja ou durante o processo de checkout no e-commerce.

É possível vender diferentes tipos de soluções, como cortina rolo para varanda gourmet. Para aumentar as chances de vendas, existem diversas estratégias que podem ser trabalhadas nesse espaço, como organização planejada dos produtos.

Os estabelecimentos também podem usar expositores e outros recursos de merchandising, como ações promocionais que influenciam as tomadas de decisão.

O termo também pode ser usado para se referir ao sistema de gestão do ponto de vendas, um módulo encontrado em sistemas ERP e que são usados para gerenciar os setores da corporação de maneira integrada.

Importância do PDV para as empresas

Como falado anteriormente, é no PDV que a venda acontece e isso por si só evidencia a importância desse local para o comércio. Também é importante dizer que nesse ambiente o cliente é induzido a finalizar uma compra.

Antes que a venda realmente aconteça, ele passa por um processo de tomada de decisão e o ambiente em que está inserido influencia diretamente. É nesse local que ocorre a etapa final da jornada do consumidor, portanto, algo decisivo.

Antes de se dirigir a uma loja, a pessoa pesquisa informações sobre o produto ou serviço na internet, com base nisso, o ponto de vendas está presente no fim desse processo, poucos minutos antes de a venda acontecer.

Seja para comprar janela pivotante de alumínio ou uma simples peça de roupa, o local que o cliente visita precisa encantar o consumidor, por meio de uma experiência valiosa.

Se não houver nenhum obstáculo para a compra, com produtos que são facilmente encontrados, bom atendimento, benefícios e ofertas, a pessoa vai se sentir tentada e estimulada a comprar.

Também existem várias outras práticas que podem ser trabalhadas nesse espaço, como a organização das prateleiras, layout da vitrine, aroma do ambiente, entre outras práticas que criam uma conexão forte entre a marca e o consumidor.

Muito mais do que fazer a pessoa comprar, preparar o ponto de vendas é fundamental para que o cliente se sinta satisfeito e volte mais vezes.

Benefícios do PDV

O ponto de vendas oferece uma experiência de compra extremamente completa, Além disso, ajuda a marca a compreender o comportamento de compra dos clientes e suas necessidades.

Um fabricante de tela de proteção transparente pode exibir seus produtos e permitir que o consumidor tenha contato direto com ele antes de comprar, além disso, terá acesso a vários outros benefícios, como:

Controle financeiro

O ponto de vendas pode contar com um sistema de controle financeiro automatizado que cuida de todas as entradas e saídas da empresa.

Pode conciliar diferentes formas de pagamento, algo fundamental para criar diferencial competitivo e monitorar o fluxo de caixa. Com essas informações e tendo um bom modelo de gestão, o empreendedor compreende o desempenho do faturamento.

Também sabe quais são os gastos adicionais e diversos outros processos são facilitados, como amostragem de produtos, estratégias para melhorar a experiência de compra, entre outros.

Emissão de nota fiscal

O lojista tem a obrigação de emitir loja fiscal e esse processo não deve ser feito manualmente porque demora muito tempo.

Uma loja de filtros industriais para água pode usar um sistema que integra todas as informações e com isso pode emitir, controlar e armazenar notas e cupons fiscais.

Isso agiliza a rotina dos vendedores, uma vez que o sistema precisa apenas que as informações sejam inseridas com o valor cobrado para que o cupom fiscal seja emitido e enviado ao setor financeiro.

Facilita o gerenciamento de estoque

Negócios que contam com o próprio estoque precisam fazer uma boa gestão, mas isso depende de muito planejamento e trabalho. Além do mais, a gestão de estoque pode interferir em diversos outros setores, como comercial e financeiro.

O ponto de vendas conta com ferramentas que integram todos esses setores e assim que o cliente finaliza a compra, o vendedor faz a transação no sistema e as informações são enviadas para os departamentos interessados.

Da mesma forma, os responsáveis pelo gerenciamento de estoque recebem a informação e por isso podem controlar as mercadorias que entram e saem da empresa.

Por exemplo, os funcionários do estoque de uma loja de piso antiderrapante emborrachado, assim que conferirem o sistema receberam notificações com todas as atualizações.

Logística integrada

Para que o atendimento seja de excelência e fortalecer ainda mais a experiência de compra, é fundamental integrar os processos logísticos da corporação.

O ponto de vendas permite integrar diversos setores que garantem processos corretos na hora de vender. Também permite a integração do software com outros setores, como o de entrega.

É uma forma de centralizar os dados da equipe em relação às vendas, pois desde o atendimento ao cliente até a entrega do produto, diversas informações relevantes precisam ser devidamente administradas.

Otimiza processos

Uma ferramenta prática como PDV ajuda a otimizar processos, embora não seja necessário um atendente ativo, quando a venda for finalizada, o recurso contribui para que não ocorra nenhum tipo de erro.

Isso acontece porque o fabricante de etiqueta tag para roupas não precisa digitar manualmente todas as informações importantes para fechar a venda.

Melhora a experiência do cliente

O PDV é muito benéfico para as empresas e para os clientes, visto que proporciona uma experiência melhor para os consumidores.

Por meio de um atendimento ágil, a experiência de compra melhora consideravelmente e a agilidade é apenas uma das formas de conquistar o consumidor, uma vez que prestar um bom atendimento também é essencial.

Reduz custos

Os custos de uma operação, mesmo que esteja no início, costumam ser elevados. Quando isso acontece, o ponto de vendas se transforma em um aliado que ajuda a reduzir os gastos.

Ao contar com uma ferramenta específica, uma loja de brindes criativos corporativos vai reduzir consideravelmente a quantidade de erros humanos.

É comum que ocorram alguns erros de cálculos, impostos e trucos, mas por meio do recurso certo, a companhia evita rombos financeiros, uma vez que conta com uma ferramenta de automação que cuida de seus cálculos.

Otimiza as vendas

Não faz sentido investir em uma solução que não traz bons retornos financeiros, e tendo em vista a necessidade de cuidar muito bem do ponto de vendas, uma boa ferramenta evita esse tipo de preocupação.

Ela é capaz de melhorar a performance dos operadores e aumentar a produtividade do time de vendas. Isso ajuda a vender porque facilita os recursos necessários para o dia a dia e aumenta as vendas.

Atendimento agilizado

Uma gráfica especializada em banner para aniversário personalizado precisa de soluções tecnológicas que otimizam o fluxo de trabalho e trazem mais agilidade no atendimento ao cliente.

Alguns recursos no ponto de vendas contam com um sistema de frente de caixa que evita a necessidade de lidar com sistemas lentos e ineficientes.

A companhia vai usar apenas um único sistema para seus procedimentos de frente de caixa, algo que agiliza ainda mais as vendas.

Considerações finais

O ponto de vendas é um local muito importante para as empresas porque participa da última etapa da jornada de compra, ou seja, é o local que o consumidor procura para consumir os produtos e serviços da marca.

Independentemente de ser um espaço físico ou digital, ele precisa ser muito bem trabalhado para causar uma boa impressão aos consumidores e estimular as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *