Fazer um planejamento de sucesso é essencial para que o negócio tenha um ano produtivo, tanto é que o termo planejamento estratégico é muito comum entre gestores e empreendedores.
Empresas bem-sucedidas são aquelas que traçam metas e objetivos para alcançar o lugar que desejam. Esse documento inclui planos de maneira estratégica que mostram o caminho que a organização deve percorrer para alcançar seus propósitos.
Um bom planejamento é capaz de usar os recursos disponíveis de maneira eficaz, aumenta a produtividade do colaborador e melhora os processos internos da empresa.
Ele funciona porque considera o ambiente interno e externo, os concorrentes da marca, define metas e mostra os resultados que deseja obter. Por outro lado, sem um bom planejamento, a organização simplesmente não sabe que rumo tomar.
Em um mercado caótico e com mudanças constantes, ficar à deriva é muito arriscado, principalmente do ponto de vista financeiro. A melhor forma de conduzir o negócio é ter um planejamento bem pensado e detalhado.
Para esclarecer o assunto e ajudar a organização a ter sucesso no próximo ano, este artigo vai mostrar o que é planejamento estratégico, sua importância e como elaborá-lo.
Planejamento estratégico: o que ele é?
Planejamento estratégico nada mais é do que um documento que elabora as estratégias de uma empresa e como seus objetivos serão alcançados.
O negócio reconhece sua situação atual e projeta o futuro, assim, determina de que maneira quer estar daqui a um ano. Trata-se de uma visão de longo prazo que ajuda a prever mudanças e a diferenciar o negócio.
Ao contar com o planejamento estratégico, é como se uma gráfica especializada em impressão de planta baixa usasse um GPS que determina aonde quer chegar e a rota que deve seguir.
Não é possível planejar o percurso se não tiver em mente o lugar que deseja ir. Mais do que isso, esse planejamento mostra o que deve ser feito, caso o caminho tenha algum impedimento ou imprevisto.
Mas para que essa ferramenta realmente ajude a empresa no próximo ano, precisa contar com alguns elementos indispensáveis como:
- Esforço organizacional contínuo;
- Conhecimento sobre a organização;
- Visão de vantagem competitiva;
- Iniciativas concretas;
- Integração entre os setores;
- Visão de negócio;
- Monitoramento do percurso.
Com base em todos esses elementos, já dá para se ter uma ideia da importância do planejamento para as empresas.
Planejamento estratégico: por que ele é importante?
O planejamento estratégico traz alguns benefícios que explicam sua importância. O primeiro deles é a melhora na comunicação e isso acontece porque as informações passadas entre as equipes serão mais claras e objetivas.
Todos os colaboradores de um fabricante de placa fotovoltaica off grid saberão as ações que precisam realizar, ao mesmo tempo em que os líderes estarão presentes no dia a dia para alcançar as metas e objetivos.
Se houver algum problema na produção de demandas, os funcionários podem contar com os líderes para encontrar soluções, além da possibilidade de reformular o planejamento.
Outro benefício é a facilidade em identificar gargalos e verificar oportunidades de melhoria. Com isso, o gestor pode fazer um investimento acertado e de acordo com o perfil da corporação.
Ao planejar investimentos, fica mais fácil evitar ações por impulso e que podem prejudicar a lucratividade. Da mesma forma, os líderes identificam investimentos benéficos e de acordo com os propósitos da companhia.
As empresas precisam se adaptar às mudanças do mercado para manter a competitividade em seu segmento. Por meio do planejamento estratégico, o negócio estará menos suscetível a efeitos negativos das mudanças.
A organização sabe o melhor caminho para seguir, tanto em situações favoráveis quanto em situações desfavoráveis. O gestor sabe o que deve ser feito para aumentar as vendas, independentemente de fatores externos.
O consumidor moderno, ao procurar qualquer informação, como empresa de içamento preço, deseja se comunicar com marcas que oferecem as melhores soluções, e o planejamento estratégico também está relacionado a isso.
Ele colabora com as estratégias de vendas, fazendo com que os lucros melhorem e evitem perdas repentinas.
Trata-se de uma ferramenta fundamental para fortalecer a empresa e prepará-la para as tomadas de decisões, inclusive este é outro benefício, tendo em vista as informações trazidas pelo planejamento.
Os colaboradores conseguem entender como funciona a logística e os processos da organização, possibilitando que cada passo seja bem calculado, além de evitar outras preocupações.
Mas para usufruir de todos esses benefícios, é necessário saber desenvolver o planejamento estratégico do negócio.
Dicas para fazer o planejamento
Existem diversas metodologias que ajudam a desenvolver um bom planejamento para os negócios, e entre as principais práticas estão:
Diagnosticar a empresa
Antes de definir as metas e objetivos do planejamento é necessário conhecer o negócio por inteiro, por meio de ferramentas que avaliam a posição financeira, o modo como a marca é construída e o desempenho de processos.
Uma clínica de exame admissional de sangue também saberá qual é o nível de satisfação dos funcionários, a qualidade dos serviços que oferece, entre outros pontos importantes.
Uma das melhores ferramentas para isso é a análise SWOT, pois analisa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que rondam a corporação.
É uma análise que precisa incluir fatores que possam influenciar o andamento da companhia, o que envolve questões macroeconômicas, como inflação, e fatores internos, como o nível de satisfação dos funcionários e o clima organizacional.
Traçar objetivos
Depois de diagnosticar o negócio, aí sim é o momento de traçar os objetivos e eles precisam ser divididos em metas realistas. Com todas as informações coletadas no primeiro passo, o negócio consegue saber o que deve fazer daqui alguns anos.
É necessário levar em conta períodos de médio e curto prazo, tendo em vista que a realização de objetivos leva tempo.
Segmentar o público
Um público-alvo de uma loja de móveis para sala planejada pequena apartamento vai determinar se o plano teve engajamento, por isso, é fundamental entender as necessidades dos clientes.
A segmentação deve levar em conta informações como gênero, localização, idade, renda, faixa etária, entre outras. Com isso, a companhia saberá quem são seus consumidores e as necessidades que apresentam.
Criar estratégias e ações
Profissionais que não têm o hábito de elaborar um plano de negócios podem confundir ações e estratégias. As ações estão relacionadas à realização de metas enquanto as estratégias determinam de que modo elas serão alcançadas.
Por exemplo, se o propósito do negócio for aumentar o market share em 10% nos próximos 3 meses, uma boa estratégia é lançar produtos que a concorrência não tem e a ação é contratar profissionais para desenvolver as soluções.
Um fabricante de laser ginecologia pode fazer um brainstorming para registrar as ideias e organizá-las de forma objetiva, e com isso determinar quais serão as estratégias e ações.
Preparar um cronograma
O cronograma ajuda a organizar os objetivos, metas, ações e estratégias, esclarecendo qual é a função de cada funcionário.
É um processo muito importante para que o plano seja colocado em prática da maneira como foi previamente elaborado, caso contrário, pode ser simplesmente engavetado.
Um bom cronograma contém metas planejadas e os responsáveis por sua execução, os prazos para isso, indicadores de desempenho, recursos necessários, entre outras informações importantes.
Selecionar as métricas de performance
Para que uma empresa de treinamento bombeiro militar saiba se o planejamento estratégico está progredindo, é preciso determinar as métricas de desempenho que vão funcionar como parâmetros para mensurar as metas.
Supondo que o propósito seja aumentar a base de clientes, um bom indicador é a quantidade de clientes novos dentro de um período.
Envolver os colaboradores
O plano estratégico é um trabalho coletivo e que obtém vantagens por meio de diferentes pontos de vista. Assim sendo, é fundamental permitir a participação de toda a equipe.
Um dos recursos que mais ajudam nesse sentido é o Balanced Scorecard, que também pode ser aplicado em outras etapas. Por meio dele, fica mais fácil alinhar a realidade do negócio com o que foi planejado previamente.
Colocar o plano em ação
Por fim, chegou o momento em que uma empresa de rastreamento de frotas com tecnologia gps vai colocar em prática seu planejamento estratégico, usando os indicadores como referência para monitorar seu progresso.
A tecnologia é uma importante aliada para obter os dados necessários e analisar as métricas. Se for necessário, por exemplo, monitorar o financeiro, é fundamental acompanhar as movimentações e o fluxo de caixa.
Considerações finais
Ter um bom planejamento estratégico é essencial para garantir a saúde financeira do negócio e mostrar o que ele precisa fazer para ter sucesso ao longo do ano.
É uma ação que deve contar com todos os colaboradores, pois isso ajuda a alinhar os trabalhos e buscar o mesmo propósito.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.