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Pop-ups: o que são e como utilizá-los na sua estratégia?

Há uma infinidade de possibilidades dentro das perspectivas digitais para que as empresas consigam desempenhar um bom papel nesse meio. Neste caso, os pop-ups acabam funcionando como um dos principais elementos para divulgar certos elementos.

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Ferramentas digitais: necessidades de mercado

Antes de qualquer coisa, é preciso seguir com uma contextualização sobre a importância de certas ferramentas digitais para a realização da divulgação de empresas e atração de leads.

Diante dos avanços das tecnologias digitais, uma série de novos imperativos passaram a fazer parte do cotidiano das gestões.

Isso porque elas surgiram como uma forma de facilitar as mediações entre os entes mais importantes do mercado.

Uma empresa de aso e pcmso, por exemplo, consegue ter um desempenho muito mais qualificado dentro dessa dinâmica.

Isso se dá por conta da alta complexidade e sofisticação que esses novos elementos trouxeram para o mundo empresarial.

Apesar disso, não há tantas dificuldades para se executar uma boa campanha dentro desse meio.

Pelo menos, não mais do que uma perspectiva tradicional do marketing e da publicidade e propaganda.

O inbound marketing surgiu como uma forma de, inclusive, modificar todas as perspectivas conhecidas nesse meio.

Tendo o lead como um centro nevrálgico dessa relação, ele consegue constituir alguns elementos importantes de atração.

Se há, por exemplo, a intenção de procurar por clínica de reabilitação de alcoólatras isso, certamente, poderá incidir nessa noção.

Sendo assim, uma empresa que entende quais são os fundamentos que levam um cliente à sua marca conseguirá desempenhar um bom papel dentro desse meio.

O inbound marketing, para esclarecer um pouco melhor, funciona como um polo oposto de uma outra perspectiva mais conhecida: o outbound marketing.

Conhecida também como marketing tradicional, essa perspectiva está ancorada em aspectos de interrupção para a efetivação de uma mensagem.

Um anúncio referente a uma pintura sinalização, comumente, estaria inserido em alguma revista especializada no assunto.

A interrupção, dentro dessa dinâmica, manifesta-se através de um artifício que, a essa altura, acaba sendo óbvio.

Nesse caso, a editora se preocupa com uma série de conteúdos que podem ser relevantes para um público e, apostando nessa atenção, ela insere a propaganda no meio dele.

Um exemplo que acaba esclarecendo melhor essa relação está relacionado ao comercial de televisão.

Seja em um jogo de futebol, em uma novela ou programa de variedades, sempre há um intervalo na programação que permite algumas inserções.

Se, no meio de uma programação, houver alguma inserção referente a uma sala de estudo planejada, isso é outbound marketing.

Contudo, dentro da lógica digital, esses elementos acabam sendo escanteados e colocados dentro de uma dinâmica até meio negativa.

Afinal de contas, ninguém gosta de estar vendo um vídeo e, do nada, tê-lo interrompido por um anúncio.

Por essa razão, é possível encontrar nessa dinâmica uma lógica de estruturação de atração melhor fundamentada.

Diante disso, a interrupção ainda pode ser aplicada, só que através de pop-ups dentro de uma lógica de conteúdo alinhado com o que o cliente está procurando.

O que é pop-up?

Todos os dias, as pessoas se deparam com uma série de pop-ups dentro do ambiente digital, mas nem sempre elas sabem o que são ou o porquê daquele elemento aparecer.

Um lead que, por exemplo, entrar em um site que vende artigos industriais pode ser surpreendido com um desses elementos relacionado a uma empilhadeira a combustão still.

Nesse caso, é importante entender o porquê daquilo ali ter aparecido e o que isso significa para o cliente.

Muitas vezes, pode haver até uma insegurança quanto à possibilidade de clicar, uma vez que alguns sites fazem uso traiçoeiro dessas ferramentas.

Mas é importante ressaltar o grande potencial que há dentro dessa lógica para efetivar um anúncio.

O pop-up, nesse caso, é uma janela que se abre dentro de uma lógica de acesso a um site específico.

Normalmente, ele é utilizado para dar destaque a alguma informação relevante dentro daquela plataforma.

Então, por exemplo, uma empresa especializada em palestra ergonomia sipat pode, em grande medida, destacar algum elemento de conteúdo em sua página.

Além disso, é claro, há uma série de possibilidades bastante importantes dentro desse meio e que precisam ser consideradas.

Pop-up é uma interrupção?

Diante de todo um preâmbulo que trata algumas perspectivas de inovação dentro do ambiente digital, pode ser importante esclarecer algumas questões.

Se a questão é se o pop-up é uma interrupção, é possível dizer que sim. No entanto, ele não está baseado em uma perspectiva de outbound marketing.

Essa lógica é, na verdade, parte de um pressuposto fundamental de qualificação de lead dentro de uma plataforma.

Sendo assim, um usuário pesquisou pelo uniforme para cozinha industrial e acessou um site referente àquele assunto.

Ou seja, há um interesse fundamental dentro dessa lógica e, por isso mesmo, é preciso considerar o pop-up como uma complementaridade do inbound.

Lead e espectador: considerações

Para esclarecer um pouco melhor essas relações dentro das dinâmicas digitais, é preciso efetuar algumas considerações a respeito de duas dinâmicas absolutamente diferentes.

O lead, nesse caso, se apresenta como um elemento que se fundamenta a partir das lógicas digitais.

Já o espectador assume uma ideia passiva frente aos elementos comunicacionais que ele está consumindo.

Ou seja, enquanto um avança dentro de uma lógica ativa de busca por algum conteúdo relevante, o outro está fundamentado em uma espera.

Portanto, a interrupção funciona na lógica do espectador, já dentro do aspecto do lead, o que ocorre é uma complementação de informações relevantes.

Tipos de pop-ups

É certo que diante de todas as complexidades estratégicas que as empresas possuem, o pop-up acaba funcionando como um elemento coringa em algumas relações.

Para que isso ocorra de forma ainda mais relevante, foi preciso desenvolver algumas dinâmicas específicas.

Nesse caso, é importante apontar para os principais tipos de pop-ups e como eles se relacionam com essa dinâmica.

Pop-up de clique

Esse é um tipo de pop-up bastante utilizado por sites que visam manter uma perspectiva de retenção maior.

Sendo assim, a cada clique feito por um lead, haverá algum tipo de sugestão para que ele efetive alguma outra ação.

Em uma estratégia bem executada, há a possibilidade de se constituir uma série de dinâmicas que podem segurar aquele cliente na plataforma.

Pop-up de tempo (timed)

Essa dinâmica é bastante comum em sites que acabam precisando de mais tempo para o cliente conseguir efetuar algumas ações.

Normalmente, eles consideram um tempo de permanência em um site para que seja possível sugerir alguma nova orientação.

O site de uma autoescola pode ter alguma programação para que dentro de 1 minuto apareça a sugestão de renovação cnh suspensa.

Pop-up de saída (exit intent)

Esse é um dos pop-ups mais recorrentes para aqueles que querem adicionar alguns lembretes à experiência do cliente.

Eles são muito importantes para sustentar uma dinâmica de estadia e retenção de possíveis saídas do site.

Sua funcionalidade está baseada em uma perspectiva de compreensão do movimento de fechamento da página pelo mouse.

Quando isso ocorre, é possível que apareça uma mensagem sugerindo alguma nova ação dentro desse contexto.

Aplicações de pop-ups: dicas

Como toda boa ferramenta digital de divulgação, o pop-up aparece como um elemento central para a realização de certas comunicações estratégicas.

Sua importância reside, justamente, em sua capacidade de se comunicar de forma pertinente com um público.

Contudo, é preciso seguir algumas dicas para que essa realização não caia em alguns elementos que possam ser prejudiciais a uma marca. Algumas delas são:

  • Pertinência;
  • Objetividade;
  • Uso consciente;
  • Uso coerente.

Diante disso, é importante apontar para a realização desses elementos de forma mais aprofundada.

Pertinência

Neste caso, o pop-up tem que ser um elemento complementar à experiência do usuário de uma plataforma.

Sendo assim, não há espaço para nenhum tipo de conteúdo que possa ser considerado um impedimento de navegação.

Objetividade

Ser objetivo, nesse caso, é garantir um pop-up que não seja poluente para a perspectiva visual da navegação.

Isto é, se houver um oferecimento de produto, por exemplo, isso precisa ser efetivado dentro de uma lógica precisa.

Uso consciente

Isso tem a ver com a perspectiva da quantidade de pop-ups que vão aparecer em um determinado espaço de tempo.

O uso indiscriminado dessa ferramenta pode trazer alguns impedimentos importantes para a retenção de um cliente.

Uso coerente

A coerência, nesse caso, entra como um elemento central de integração do pop-up com o conteúdo oferecido.

Não adianta nada apostar em um pop-up que não tenha conexão com as razões pelas quais um lead foi atraído para uma plataforma.

Considerações finais

As dinâmicas digitais trouxeram uma série de possibilidades para o mercado e, com isso, acabaram surgindo alguns imperativos importantes.

Nesse caso, os pop-ups ocupam um papel central na hora de divulgar novas perspectivas para um lead e, também, retê-lo.

Saber quais são as dinâmicas mais adequadas para essa realização pode ser fundamental e, por isso mesmo, precisam ser consideradas.

O uso responsável dessa ferramenta pode garantir grandes realizações para um site e colocá-lo cada vez mais no topo de seu segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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