A odontologia é muito mais do que apenas consultas em consultórios ou procedimentos estéticos como o clareamento. Isso porque, dentro da profissão existem profissionais especializados na realização de exames, como é o caso da radiologia odontológica, extremamente necessária dentro do segmento.
Isso porque, apesar da avaliação do profissional dentista em consultório, é preciso realizar exames que possam comprovar o diagnóstico, principalmente em casos onde é necessário a realização de procedimentos odontológicos, ou em casos de tratamentos ortodônticos, em que o paciente precisará usar aparelho.
Sabendo disso, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do que de fato é a radiologia odontológica, para que essa especialidade serve e quais os tipos de procedimento que são realizados através da radiologia odontológica, requisitos importantes para que seja possível compreender realmente a importância desse ramo.
Do que se trata a radiologia odontológica?
Para quem não sabe, a radiologia odontológica nada mais é do que uma especialidade da área odontológica, que se baseia em utilizar a radiologia para examinar as estruturas faciais, dentárias, maxilares, e afins. Portanto, consiste na realização de um exame, que por sua vez é coberto por vários planos odontológicos.
O principal objetivo é permitir que o profissional dentista possa visualizar as estruturas da boca do paciente e, até mesmo, consiga ver a raiz dos dentes, bem como a posição dos ossos maxilares, para que as hipóteses diagnósticas possam, ou não, ser validadas, com o objetivo de oferecer o melhor tratamento possível a quem está procurando.
Ou seja, esse é um dos principais exames utilizado na odontologia, considerado como básico até mesmo para os convênios odontológicos credenciamento, por exemplo, o que torna a profissão e a atuação de profissionais dessa área, uma questão super importante e relevante.
Por último, mas não menos importante, também é necessário saber que esse tipo de exame seja realizado em locais específicos, como em clínicas de radiologia, específicas para a radiologia odontológica, utilizando máquinas apropriadas para obter imagens, como a radiografia, como será discutido mais adiante.
Assim, é possível concluir que essa especialidade se resume nos seguintes pontos:
- Visando verificar estruturas anatômicas;
- Pensando em avaliar anomalias, inflamações e tumores;
- Mapear as necessidades do paciente;
- Identificar o modelo de aparelho apropriado.
O profissional em radiologia odontológica também deverá realizar o planejamento pré-operatório para uma cirurgia bucal, maxilar ou facial.
Para que serve a radiologia odontológica?
A área da radiologia odontológica pode ser utilizada em diversos procedimentos e, justamente por isso, ela costuma ser muito requisitada por dentistas das mais variadas especialidades.
Exames radiográficos são solicitados, comumente, no início de tratamentos e podem fazer parte da documentação odontológica solicitada pelo dentista de planos de tratamento odontológico. Isso porque, normalmente o dentista encaminha seu paciente a realizar esse tipo de exame.
Para ter uma melhor noção, confira a seguir algumas das principais funções da odontologia radiológica, entendendo para que ela serve e seus principais procedimentos:
- Para o pré-operatório, ao marcar uma cirurgia;
- Com a finalidade de realizar implantes;
- Para análise de extração de dentes (como os do siso);
- No processo de planejamento para aparelhos ortodônticos;
- Para avaliações ortodônticas no geral;
- Para análise de lesões ósseas na região facial;
- Para visualizar dentições que não nasceram.
A odontologia radiológica também auxilia na identificação de fraturas mandibulares, observação de anomalias e para descobrir cistos e tumores internos.
Quais são os tipos desse procedimento?
Leia a seguir um dos principais procedimentos que são realizados através da radiologia odontológica:
- Cirurgias
Antes de pesquisar a respeito de um plano odontológico empresarial como funciona, é importante saber que as cirurgias odontológicas só são possíveis devido ao exame de raio-X realizado nos dentes, graças à radiologia odontológica.
Pois, é através desse exame que é possível saber a posição dos ossos e dentes e assim realizar uma cirurgia mais assertiva.
- Ortodontia
A ortodontia é outro processo que só é possível através da radiologia ortodôntica. Isso porque essa especialidade se refere a tratamentos que visam mover e alinhar o formato dos dentes, como através de um aparelho.
Sendo assim, é preciso um raio-X para saber a posição dos dentes e oferecer um tratamento de qualidade.
- Implantes
Por último, mas definitivamente não menos importante, na área de implantes a radiologia é tão importante quanto a contratação de um plano com a pesquisa adequada a respeito do plano odontológico preços. Isso porque, o raio-X irá indicar as melhores estruturas para o implante, por exemplo.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.