oficina mecânica

Torne sua oficina mecânica conhecida na Internet com 6 passos

Para todos os tipos de negócio, em especial para uma oficina mecânica, ganhar reconhecimento e visibilidade na Internet pode auxiliar muito tanto para obter clientes quanto para conseguir mais negócios.

Após constituir uma empresa, pensando em cada detalhe e realizando investimentos de tempo e dinheiro, um dos primeiros passos para garantir o sucesso é divulgar o empreendimento junto ao público-alvo.

Para isso, a Internet pode oferecer um papel primordial, possibilitando tanto que o marketing tradicional seja realizado com melhor custo-benefício quanto criando chances para realização de marketing digital.

Sendo assim, neste artigo, serão apresentadas algumas dicas para que seja mais simples tornar uma oficina mecânica conhecida. Além disso, serão expostos pontos de atenção e oportunidades para expandir esse tipo de negócio de forma virtual.

Entendendo o público-alvo

Antes de mais nada, é essencial entender quem é o cliente esperado e de que forma ele se comunica na Internet, garantindo presença nos tipos de plataforma que realmente são utilizadas pelos clientes em potencial.

Uma pessoa que está buscando um instalador para válvula pneumática manual poderá realizar pesquisas sobre isso nos buscadores mais comuns e receber anúncios patrocinados nas redes sociais, por exemplo.

Contudo, se o principal meio de informação do público-alvo for sites de grandes veículos de imprensa, será mais interessante garantir anúncios ali que em outras plataformas utilizadas por um público mais jovem.

É importante destacar que ser popular na Internet não significa, necessariamente, estar em todas as plataformas, buscadores, ter um site ou um blog. Significa garantir que sua presença seja bem aproveitada.

Isso porque deve-se considerar que, por mais que o custo-benefício de garantir uma presença considerável na Internet seja inferior ao esperado para o marketing comum, ainda assim, é necessário dedicar recursos e tempo para o projeto.

Se seu objetivo for oferecer serviços de troca de baterias stop start para carros de luxo, é importante encontrar formas de se comunicar com um público com posição socioeconômica compatível.

Por isso, é essencial que haja uma pesquisa prévia em relação ao público-alvo, para que a aproximação com os clientes seja realizada e a exposição seja bem aproveitada.

Utilização do marketing digital 

Algumas pessoas entendem o marketing digital como uso de influencers ou de bons posts em redes sociais. Porém, o marketing digital é composto por uma gama de estratégias, dos mais diversos formatos para abarcar o público.

No caso de uma oficina mecânica, uma forma muito proveitosa de aumentar sua clientela é a utilização de Inbound Marketing, uma alternativa do marketing digital que apresenta conteúdo de forma gratuita, dependendo ou não de cadastro.

Por tratar-se de um universo sobre o qual muitas pessoas querem se informar, em especial em um país com uma ampla frota de veículos como o Brasil, um post sobre freio a ar de caminhão pode trazer muitos interessados para o blog da oficina.

Deve-se considerar que informação de qualidade sempre será buscada, em especial neste tipo de assunto. Por isso, pode ser interessante, para ampliar o protagonismo na Internet, considerar a criação de um blog, por exemplo.

Muitos pensam que é necessário perder muito tempo com a produção de conteúdo ou, até mesmo, consideram que pode tratar-se de uma alternativa muito complexa. No entanto, existem empresas especializadas justamente em organizar e produzir conteúdo.

Dessa forma, com um bom calendário, é viável garantir que textos sejam publicados em momentos estratégicos para aumentar sua busca e garantir que os clientes certos encontrem.

Um exemplo disso é justamente mencionar a necessidade de sempre estar com a revisão do veículo em dia em um texto publicado uma semana antes de um feriado prolongado, por exemplo.

Se o texto for otimizado para funcionar bem em mecanismos de buscas, ou seja, garantindo que conste palavras-chave e formato que os buscadores consideram positivo, é possível que novos clientes cheguem buscando mola de compressão preço.

Exposição do trabalho

Outra vantagem que a exposição na Internet proporciona é a possibilidade de apresentação de bons trabalhos realizados anteriormente, garantindo maior confiabilidade e aumentando a possibilidade de novos clientes chegarem à oficina.

Muitas pessoas sentem-se inseguras ao procurar uma oficina mecânica nova, em especial quando não são muito familiarizadas com as peças e mecanismos que compõem um veículo automotor.

Por isso, garantir fotos de bons serviços realizados, assim como avaliações positivas de clientes pode fazer com que novos consumidores sintam-se mais seguros para procurar o empreendimento e realizar o serviço.

Não é necessário que as fotos sejam profissionais, nem que mostrem apenas partes externas e enceradas dos carros. Mas, sim, que sejam fotos verídicas e que inspirem confiança, como uma recém trocada conexão para mangueira de irrigação, por exemplo.

Se o trabalho principal naquele veículo tiver sido este conserto, será fundamental mostrar aos potenciais clientes que o serviço foi realizado de forma impecável e que o cliente ficou satisfeito com o resultado.

Bons resultados em buscadores 

É claro que toda oficina gostaria de ser a primeira a ser encontrada nos principais sites buscadores quando algum cliente coloca o termo oficina mecânica mais perto.

No entanto, para que isso realmente aconteça, é imprescindível tomar alguns cuidados com o site, para garantir que realize a melhor performance e realmente apareça nas primeiras posições dos resultados, o que será um verdadeiro diferencial.

Antes de mais nada, um site que carrega de forma mais rápida sempre será o preferido, tanto dos algoritmos dos buscadores quanto dos clientes em si. Por isso, uma página leve e otimizada fará diferença no momento de busca do consumidor.

Outro ponto importante é que é possível realizar o cadastro do estabelecimento no próprio buscador, que fará com que apareça entre os resultados e também com mais informações, como telefone, endereço e horário de funcionamento.

Boa parte das pessoas se informam rapidamente por esse tipo de ferramenta, por isso, é fundamental que os dados estejam atualizados e refletindo a realidade, como será visto a seguir.

Garantir informações atualizadas 

Após realização do cadastro da oficina mecânica nos principais sites de busca presentes na Internet, assim como nas redes sociais mais populares junto ao seu público-alvo, é crucial que sempre se confira se as informações seguem atualizadas.

Pode parecer um detalhe óbvio e inicial, contudo, um horário que consta diferente da realidade no site pode fazer com que uma troca de pneu estourado pela mistura asfáltica seja realizada em outro local.

Hoje em dia, não é comum que consumidores entrem em contato via telefone para tirar dúvidas, pois é muito mais rápido e fácil encontrar outro estabelecimento que possa atender e realizar o serviço.

Por isso, a chave do sucesso pode ser fornecer, de antemão e de forma atualizada, todas as respostas que o cliente possa vir a ter. Certamente, isso não substitui a ida a oficina, em especial para orçamentos, mas pode fazer com que o cliente venha mais informado.

É importante também que as informações sobre a oficina no site apresentem também todos os alvarás e permissões necessárias para que o empreendimento esteja situado naquele local, incluindo ltcat e laudo de insalubridade.

Isso faz toda a diferença quando um cliente está em dúvida entre dois locais que apresentam orçamentos similares. E, até mesmo, poderá optar por um local que cobra mais caro, mas que parece oferecer uma estrutura mais confiável para reparos do veículo.

Considerações finais

Uma oficina mecânica pode ser um estabelecimento simples, frequentado por clientes de bairro e que funcione por indicação boca-a-boca, sem que haja dedicação em expandir os negócios ou a clientela.

Contudo, cada vez mais, é importante que possa figurar na Internet, seja por meio de site próprio ou presença constante em redes sociais, com posts interessantes e informativos, que passem credibilidade.

Não é necessário que sejam realizadas postagens diárias, nem mesmo que textos grandes e elaborados sejam realizados para garantir que mais clientes conheçam e procurem a oficina.

Por vezes, até mesmo a presença simples, ilustrando uma rede social com fotos de serviços já realizados, clientes satisfeitos e veículos reparados pode ser o suficiente para que um novo consumidor conheça e entre em contato.

A chave do sucesso pode justamente ser oferecer informações que vão garantir que muitos clientes sairão satisfeitos do estabelecimento. Essas informações podem ser várias, mas as principais são:

  • Número de telefone;
  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Principais especialidades;
  • Avaliações verídicas.

Todos sabem que é muito difícil, assim como essencial, encontrar um bom mecânico. Ter uma boa presença na Internet pode garantir que mais pessoas encontrem a oficina para chamar de sua e mantenham uma relação de anos com o estabelecimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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