vantagens

Vantagens que a organização institucional pode proporcionar a sua empresa

Para obter todas as vantagens da organização institucional, é fundamental compreender os caminhos percorridos pela administração de empresas e diferenciar os termos presentes neste universo.

vantagens

É assim que a companhia vai alcançar mercados mais sólidos e seus objetivos estratégicos. Quando a organização e a instituição são consideradas como conceitos sinônimos, uma série de erros podem acontecer.

Na sociedade contemporânea, a natureza dessas palavras possui aspectos que precisam ser compreendidos para aplicar a administração de empresas e suas mudanças, por causa da chegada de elementos.

O papel do gestor é compreender as estruturas internas para perceber a necessidade de ressignificar esses conceitos e aí sim aplicar a organização institucional.

Saber conduzir o negócio é essencial para que ele possa implementar boas estratégias em seu dia a dia, ter uma boa relação com o público, melhorar a motivação e a produtividade de seus funcionários, dentre outros propósitos.

Uma das coisas mais vantajosas é a organização institucional e ela pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio, independentemente de seu tamanho.

Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar as vantagens que a organização institucional pode trazer para as empresas e apresentar esse conceito.

O que é organização institucional e quais suas vantagens?

A organização institucional alcança seus objetivos por meio da difusão de inovações e da adoção de ferramentas tecnológicas comuns com outras empresas, de maneira solidária e participativa.

No entanto, além de entender o que é organização institucional, é essencial entender o conceito de organização. Ela apresenta uma estrutura empresarial construída para fins de mercado específicos e assim consolidar objetivos de lucro e geração de receitas.

No caso de uma companhia de comodato de impressora que é uma organização, o objetivo comum passa pela consolidação da imagem e especialista naquilo que faz.

Isso ajuda a entender o aparato organizacional para escolher pontos centrais importantes no dia a dia da companhia, como:

  • Divisão racional do trabalho;
  • Preocupação com produtividade;
  • Monitoramento de resultados;
  • Relacionamentos impessoais;
  • Hierarquias formais;
  • Cooperação dirigida;
  • Alcance de metas.

Essa formação de mercado é presente, tendo em vista que muitas organizações focam a atuação no desenvolvimento de especialidades dentro de um segmento, construindo relações com os clientes e laços comerciais de fidelização.

Como se desenvolve uma organização institucional

Por meio da consolidação da imagem no mercado, uma organização formal pode desenvolver valores humanísticos que a transformam em instituição. Mas para que isso aconteça, é fundamental preservar as características de sua identidade.

Mais do que isso, é crucial uni-las ao desejo de cooperação e desenvolvimento social. A organização institucional alcança seus objetivos com a difusão de inovações e adaptação de tecnologias comuns com outras companhias, de maneira participativa e solidária.

Entendendo o que é instituição

Uma empresa de coleta de óleo de cozinha usado pode ser uma instituição se suas ações tiverem caráter social. Esse tipo de negócio possui valores amparados em mudanças culturais e sociais e servem como guias para os colaboradores.

A instituição tem uma missão geral que deve ser seguida e tanto os clientes quanto os patrocinadores desenvolvem uma relação de colaboração para promover campanhas e promoções.

Existem valores que se mostram mais relevantes, como concentração de energia relacionada à efetividade, padrões de comportamento que fortalecem a cultura empresarial solidária e aspectos informais do trabalho diário.

Também possui carisma de autoridade, capacidade de promover união entre as partes, além de ter gosto por inovação.

A instituição costuma ser um organismo com história, valores próprios e identidade, procurando transmiti-los para o mercado e outras empresas que querem promover uma sociedade justa e igualitária.

Existem várias empresas que podem ser consideradas como instituições, a exemplo de hospitais, órgãos públicos, escolas, universidades e ONGs.

Vantagens da organização institucional

Ao investir em uma organização institucional, uma empresa de instalação de fachada em ACM tem acesso a várias vantagens, como:

Aprimora a gestão empresarial

A organização institucional traz impactos positivos para a gestão da empresa. Um exemplo disso é a aplicação de auditoria independente, baseada em princípios de transparência para evidenciar forças e fraquezas presentes na gestão.

Com isso, a corporação, sob viés macro, consegue se organizar e estabelecer um pensamento estratégico elaborado, fazendo com que gestores e funcionários trabalhem nos processos decisórios de maneira mais eficiente e assertiva.

Valoriza a imagem institucional

Muitas empresas costumam fazer altos investimentos em campanhas de marketing para melhorar sua imagem institucional, mas mesmo que seja um caminho possível, investir em uma organização desse tipo também valoriza a imagem.

A organização institucional junto com a responsabilidade corporativa e o accountability garantem que os valores associados à identidade da marca possam ser ampliados e reforçados.

Uma forma de observar isso é por meio das pesquisas de mercado que mostram que empresas com gestão institucional são bem avaliadas pelo público de interesse por conta de impactos sociais positivos.

Atrai investidores

Alguns investidores se interessam por empresas, como um fabricante de pasteurizador de leite industrial, para obter lucros, mas nem sempre isso acontece.

Muitos não estão em busca apenas de lucros, mas também de organizações que são reconhecidas por sua transparência e boas práticas de gestão.

São características que trazem mais segurança para o investidor, uma vez que saberá como os recursos serão aplicados.

A organização institucional permite que o investidor identifique o grau de seriedade do negócio e os valores com os quais se compromete e compartilha.

Ele sempre vai ser transparente na hora de divulgar seus valores, transmitindo clareza, seriedade e idoneidade e isso ajuda a atrair novos investidores, potencializando o crescimento da corporação.

Ajuda a reter talentos

Uma confecção de uniforme de camareira de hotel com organização institucional terá mais facilidade para reter talentos e para reduzir a taxa de rotatividade.

Uma das maiores razões pelas quais os profissionais deixam a companhia é pela falta de preocupação em relação às suas experiências. É o caso, por exemplo, de empresas que não possuem um plano de carreira.

Também acontece muito com aquelas que não oferecem benefícios extras, capacitação e outras formas de melhorias para seus profissionais. Como resultado, acabam perdendo talentos que fariam toda a diferença.

Só que a organização institucional torna o ambiente organizacional mais propenso para o desenvolvimento dos funcionários, não apenas no âmbito profissional como também no âmbito pessoal.

É uma companhia que possui um plano de gestão compatível com as necessidades da equipe e passa a ser reconhecida por conta disso.

Nesse sentido, é justo afirmar que a organização institucional constrói uma imagem positiva para o negócio, ajudando a atrair profissionais e melhorar o quadro de colaboradores.

Aperfeiçoa o planejamento estratégico

Para uma confecção de camisetas atacado, outra grande vantagem é a possibilidade de elaborar estratégias de curto, médio e longo prazo.

Para os gestores, é uma forma de conhecer detalhadamente as forças e fraquezas da companhia, e se antever essas informações para aproveitar melhor as oportunidades.

Isso aprimora técnicas e estratégias que ajudam a criar soluções inovadoras e eficazes para os problemas que aparecem.

Ajuda a resolver conflitos

É inegável que o maior bem dentro de uma organização é o capital humano, portanto, os profissionais que atuam dentro dela. Porém, esse capital é formado por pessoas que possuem personalidades diferentes e por isso muitos conflitos podem surgir.

Uma gráfica de panfleto restaurante deve saber administrar essas situações e evitar que elas tomem proporções negativas ou que fujam do controle.

A organização institucional pode ajudar a resolver situações conflituosas dentro do negócio, visto que esse tipo de empresa possui um código de conduta que estabelece a transparência e a igualdade entre todos.

Esse código também posta maneiras de lidar com os conflitos, enxergá-los como fatores comuns dentro dos processos de crescimento pessoal e profissional, além de mostrar que a equipe da companhia é plural, diversa e crítica.

É assim que a instituição terá uma estrutura de ordem social para regular o comportamento de indivíduos dentro da comunidade.

Seja um fabricante de câmbio automático C4 Pallas ou uma ONG, a organização institucional consegue identificar sua função social, transcender os indivíduos e suas intenções e estabelecer regras para o comportamento e o convívio.

Considerações finais

É perfeitamente possível ter uma empresa lucrativa, mesmo tendo uma organização institucional. A diferença é que o foco não é obter lucros, mas implementar uma governança com foco nas necessidades da sociedade.

Para concluir o entendimento, é válido dizer que a diferença para a ONG é que ela não possui fins lucrativos, enquanto uma empresa comum com organização institucional consegue obter lucros e investimentos, mesmo sem manter o foco nessas questões.

Investir nessa opção traz muitos benefícios para as empresas, independentemente de seu porte ou segmento de mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *